6 de fevereiro de 2011

Educação: História de Superação


O Jornal Correio da Bahia divulgou uma boa matéria sobre a ex-moradora de rua que passou no vestibular da UFBA para curso de História. A história da jovem é dramática. Abandonada pela família, espancada na infância, Mona Lisa tinha tudo para fracassar, mas conseguiu manobrar seu destino.

História é o que não falta para Mona Lisa, onde o próprio nome relembra os manuais de História. Mona Lisa superou a barreira do vestibular vendendo sorvete e freqüentando um pré-vestibular comunitário em Salvador.

A trajetória da estudante de baixa renda chamou a atenção de político como o Deputado Federal Sérgio Carneiro (PT-Bahia), que comenta em sua página do twitter que a luta de Mona Lisa “vale a pena ler e mostrar aos filhos”.

Tudo poderia ser verdade se o principal mercado do Historiador não fosse a Licenciatura. Na Bahia, a carreira não é atraente. O salário base é de 600 reais e o recém formado conta com uma forte concorrência para se tornar servidor público na área, já que o governo baiano demora muito em realizar concurso para professor efetivo.

Espero que o Brasil fortaleça bastante a Educação nos 04 anos futuro. Caso contrário, o curso de História de Mona Lisa servirá para ela refletir que é melhor vender sorvete na cidade do Salvador do que ser professora na rede pública. A história de superação continua...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.