26 de setembro de 2011

ABSURDO: Prefeito de Serra Preta, Adeil Figueredo, fecha escolas da zona rural

Prefeitura de Serra Preta gradativamente fecha as escolas da Zona Rural
Quem entende? Prefeitura pinta as escolas, mas proíbe o funcionamento
Os moradores da zona rural estão revoltados com a atitude do prefeito de Serra Preta, Adeil Figueredo, em fechar várias escolas da Zona Rural. Os moradores alegam que foram prejudicados e que muitas crianças não conseguem frequentar as escolas da zona urbana ou em povoados distantes.

A prefeitura fechou as escolas sem nenhuma discussão com a comunidade interessada. “Tem mais ou menos 20 escolas fechadas no município”, informa Nôca da Lage, insatisfeito com a atitude do prefeito. Moradores reclamam que crianças são obrigadas a se deslocar em ônibus superlotados para a Sede, Bravo, Ponto ou outra localidade distante para ter acesso ao ensino.

ASSISTA AO VÍDEO

ASSISTA AO VÍDEO DE INAUGURAÇÃO DA ESCOLA SÉRGIO NARCISO EM 1990. ATUALMENTE DESTRUÍDA PELA PREFEITURA

Vídeo de 1990, sem edição. Apenas alguns cortes foram necessariamente feitos.

19 comentários:

  1. Será que o Ministério Público tá sabendo desta atitude do prefeito? Pobre Serra Preta!!!

    ResponderExcluir
  2. Na comunidade do Macaco e Mandassaia onde há um número considerável de alunos as escolas estão fechadas, os alunos são transportados para a comunidade do Candeal onde quase não há alunos. Isso é uma vergonha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexsandro isso não é assunto pra ser pronunciado vergonha se trata se de deducação,não a vejo nem um obstáculos uma transferência de aluno de um povoado a outro, a prefeitura dando o meio de condução a esses alunos

      Excluir
  3. Veja bem, antes das criticas seria bom que fosse feito um mapeamento e pesquisas das localidades que tiveram as escolas fechadas, (OBS: isso vem de outras gestões não é uma exclusividade da gestão de Adeil.) A maioria dela ou quase todas não tem alunos suficientes para se formar turmas de apenas 5 ou 7 alunos, então manter professores e toda uma estrutura numa escola assim é no meu ver uma coisa não inteligente, na Lagoa da Caiçara por exemplo duas peruas fazem o transporte dos alunos para a localidade, e percebo que depois dos transportes passarem em verias localidade chegam ate a Lagoa com espaço suficiente, pra se ter uma idéia são alunos de vários localidades e o que é suficiente para o transporte é apenas duas peruas, e isso alunos de diferentes series, não quero aqui defender a secretaria ou o prefeito, ate porque não concordo com sertãs coisas que acontecem no município, mas ainda vejo que Adeil é menos ruim que os outros que já tiveram oportunidade um ate por duas vezes e nada fez, mas essa situação pelo que ando e olha que conheço bem as localidades de serra preta não é uma atitude completamente errada, bom seria se os prédios funcionassem, mas se não tem alunos, e isso é fato, não a motivos de manter os mesmos, o que tem é que se procura meios de que os que os alunos que nas existem não fiquem sem acesso a educação, recentemente foi adquirido para o município mais três ônibus escolares, com convenio com o governo federal, transporte de qualidade para justamente não termos superlotações dos transportes que já circulam no município.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mário Ângelo mim chamo marcos, sou radiologista filho de serra preta acompanho seu trabalho todos os dias através do site de notícias, belíssimo trabalho só não entendo, o motivo de tanta preocupação, em relação a política de serra preta(qual é à verdadeira intenção sua em relação ao povo de serra preta,mim desculpe a pergunta, mas pergunta não ofende)

      Excluir
    2. Olá, Marcos. Obrigado por visitar nosso blog e comentar. Como todo conterrâneo de Serra Preta, queremos sempre o melhor. Na minha visão, nossa terra pode avançar mais em diversos aspectos. Milito socialmente em Serra Preta desde 1993. Acredito que o modelo administrativo seguido na terrinha não contempla a maioria da população. A minha intenção é que todos possam participar do processo de construção do município. Ocupamos índice de IDH muito baixo e não podemos tolerar. Não tenho inimigo em Serra Preta, atualmente trabalhamos em divulgar projetos difusos para que o povo avalie. Não tenho desejo em impor nada, mas fomentar o debate, através de novas ideias e alternativas. Um abraço e continue interagindo.

      Excluir
  4. Caro leitor. Entendo tua defesa a atual administração, mas não invalida o prejuízo público que a medida traz.
    veja bem: se as escolas não tinham condições de funcionamento por falta de alunos (o que as famílias próximas dos prédios não concordam) por que a Prefeitura gastou recursos públicos pintando todas elas?

    Manter os prédios abandonados ou a serviço do crime é uma atitude responsável?

    Permitir que correligionários se apropriem dos bens do Prédio fechado (telhado, portas, bicas e outros objetos) é de interesse público?

    Não seria melhor as mudanças acontecerem através de diálogo com a população interessada e dando uma outra finalidade ao prédio como centro de convivência, escolas técnicas iniciais ou até mesmo doando para as associações locais administrarem?

    Simplesmente fechar, sem ouvir os interessados, e não pensar um destino aos prédios foram atitudes autoritárias e nada inteligente.

    Em terra de cego quem tem um olho é Rei...

    ResponderExcluir
  5. Mário, adorei as imagens antigas. Como as pessoas mudam. Se for de fazer algo, que faça agora! Porque como diz o poeta: o tempo não para. Adeil, meu filho, vc é filho da Zona Rural. Invista mais no campo e esqueça essa loucura de fechar escolas. O povo votou em você para vc fazer o bem. Pense no sofrimento de nossas crianças e reforme seu governo.

    ResponderExcluir
  6. Como foi apelidado no inicio na campanha de governo da boquinha, isso funciona mesmo na prática, a prefeitura sai comprando uma mingalha em todos comércios, dá um emprego ainda que fantasma, dai o povo perde seus princípios morais e ficam cego a troco de nada ou quase nada, ao ponto de se calarem a tantas vergonhas. Como diz o dito popular, com banana e bolo engana os tolos, com bolo e banana ninguém me engana. Reage Serra Preta!

    ResponderExcluir
  7. Por Favor, Mario não coloque palavras em minha boca, quer dizer em meu comentário, não estou de acordo, com os prédios se deteriorando ou sendo usados pelo crime ou qualquer uma outra coisa que você tenha pontuado em seu comentário, muito pelo contrario, também não tenho motivos para defender Adeil, bem como nenhum outro político desse quadro político podre que se forma para 2012, alias as mesmas caras de sempre, o que fiz foi um comentário com relação a postagem que pude ler em seu blog, e não acho de tudo errado, é fato que as pequenas localidades não tenham alunos suficientes para que se mantenha prédios funcionando como salas de aulas, se não tem alunos, quem de fato conhece Serra Preta sabe dessa realidade que não é exclusiva da atual gestão, como eu disse que se faça um estudo e não tenho duvidas de que isso só ira se confirmar, e quanto aos políticos para que fique bem claro o meu posicionamento em relação ao prefeito e os que querem entrar ai na prefeitura, é lamentável ver que os rumos que apolítica Serra Preta esta tomando tem um fim muito triste, a mesmice. Você Mario era uma das pessoas na qual eu depositava confiança e declaro que já ate comunguei de suas idéias de mudança, mas a decepção veio ao ver você se aliar com políticos de passado sombrio como o que você defende como o melhor nome para o pleito de 2012, é como dizem os religiosos, não existe pecado pequeno, nem pecado grande, tudo é pecado, na política não existe quem errou pouco ou quem errou muito, existe erro e quem erra no pouco erra no muito, se puxarmos pela historia e você é um historiador vai ver que todos esses ai, tem um único objetivo, beneficio próprio. É como diz a musica, Em terra de cego quem tem um olho é rei, imagine quem são esses caolhos em Serra Preta e quem são os cegos que caem nas ciladas que os caolhos aprontam. Risos

    ResponderExcluir
  8. Ok! Se coloquei palavras em tua boca, eu retiro (rs). Entendi a relatividade do teu texto. É por aí, mas temos que entender o tecido social que estamos inseridos. Claro, que nossa missão é ampliar o processo democrático, mas o tempo da história é diferente do tempo humano e na política ganha que conseguir juntar 50% mais 01. Como acho que a luta política contribui para catalisar mudanças de comportamento e realizações, temos que trabalhar a tolerância e juntar aliados. Com diz nosso querido Paulo Freire: - na história não se faz o que quer, mas o que pode. Um abraço e continue opinando!

    ResponderExcluir
  9. Carlos, Salvador - Bahia28 setembro, 2011

    Rapaz, assistindo o vídeo antigo percebemos o tanto que Serra Preta parou no tempo. Antes se construía escolas, hoje se destrói. Absurdo mesmo! Parabéns pelo blog, só assim ficamos sabendo o que se passa em Serra Preta.

    ResponderExcluir
  10. Gostei da frase dos alunos que aparece no vídeo: "Se Deus é por nós, quem será contra nós". Excelente matéria, Mário!

    ResponderExcluir
  11. Eu ,na qualidade de professora,sei da dificuldade de se trabalhar em classes multisseriadas, na zona rural do município, porém acho também, uma falta de visão, desse “prefeitinho e dessa secretarinha” que aí estão, ambos não tem compromisso com nossa querida Serra Preta, como pode fechar escola? transferir alunos de 4,5,6,7 e 8 anos, sem ao menos discutir com a comunidade? Se essa atitude seria a mais viável?
    Sabe por que eles fazem isso, é por que os filhas dele moram em apartamento em Salvador na Pituba pago pelo bolso desses sofridos pais que pagam impostos.
    Não precisam pegar ônibus velhos( como esses que fazem o transporte escolar no município) , não passam fome, pois tem dinheiro para almoçar nos melhores restaurantes; enquanto os alunos Serrapretense sofrem com todos esses problemas( fome, transporte velho e lotado, motoristas mal educados que não sabem tratar as crianças).
    Para terminar irei citar a frase que está no vídeo. " Nada é maior que o poder de Deus. Se Deus é por nós, quem será contra nós”.
    2012 vem ai, vamos banir esses ratos roedores da política de Serra Preta.

    ResponderExcluir
  12. Esse prefeito deve ser doido.

    ResponderExcluir
  13. Mário,parabéns por mais uma matéria que revela as mazelas da atual administração de nosso município. É vergonhoso,inadmissível, o fechamento de escolas num contexto onde muitas políticas Federais e Estudais visam a valorização das comunidades rurais.Cadê a valorização da cultura de cada comunidade,dos saberes e da opinião local?Parece que isso é o que menos interessa ao nosso prefeito e à Secretaria de Educação. Para eles e aqueles que comungam com esta ideia, é muito fácil retirar essas crianças de suas localidades e colocá-la em um colégio distante, onde as mesmas não tem um pertencimento cultural, um conhecimento da realidade. È muito fácil colocar diversas crianças em um ônibus lotado,suportando condições subumanas,segundo informações de moradores e dizer em vídeos exposto durante as festas populares do município que este é um governo comprometido com "a educação de seu povo,com uma educação de qualidade",não concebo educação de qualidade e troca de conhecimento baseada em pressupostos descontextualizados da realidade cotidiana.É lamentável a situação de retrocesso de Serra Preta quanto ao fechamento de escolas e a falta de diálogo,contudo fico feliz que as pessoas estão se incomodando e reagindo frente às atitudes mesquinhas da atual administração.Parece que para o nosso prefeito pouco importa a opinião das pessoas,mas acorda Adeil! O povo não está se contentando mais com migalhas.
    Como uma frase escrita por um@ alun@ no final do vídeo “O mundo é grande,mas maior é o amor de Deus por nós”,o que será que passa na mente desta criança, agora que sua escolinha foi fechada,parou de funcionar como num passe de mágica?É. Isso não é historia da carochinha, é a realidade vivenciada por diversos filh@s de trabalhadores rurais do município de Serra Preta.

    ResponderExcluir
  14. Nós Serra Pretense só sabemos de uma coisa hoje em dia a politica de Serra Preta é uma vergonha os cadidato que se luta pela eleição esta rodado de roedores que só estao ale para se aproveitar e comer do dinheiro publico se fazer nada exemlo o adeil Figueredo Pelo momento e oportunidade que tive com ele é uma ecelente pessoa mas as pessoa que estão em volta dele e sua campanha não vale nada são os sangue suga assim acaba desmoralizando o profeito e sua ecente administração acorda Serra Preta veja em que vcs deve voltar eleições chegado.
    Só posso dar risada e alplaudir o fracasso de Serra Preta olha as cara dos novos veriadore do futuro nossa esses novos veriadores só vai se enconstar na prefeitur para não ir busca sua indeped~encia la fora são uns mala sem alça acodarrrrrrrrr Serra Preta.
    Aulas nossa nem sei o que é isso em Serra Preta tem mais feriado e ponto Facultativo do que dias letivos é uma vergonha pra nossa terra os alunos hoje me dia já não gosta de estudar e profissionais que não tem nem air pra educação ai fica dificil mas como diz na materia do video só Deus por nós que niguem sera contra nós.
    Abraço Serra Preta Acordaaaaaaaaaaaaa
    como diz o doido tevez desse jeito até os louco pode govenar Serra Preta .

    ResponderExcluir
  15. FICO TRISTE AO VER AS ATITUDE DO PREFEITO.ESCOLA QUE LEVA O NOME DO MEU TIO SERGIO NARCISO.Melquisedec

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem foi Sergio Narciso?
      Pois tenho esse mesmo nome, ando procurando sobre a história de Sergio Narciso de Ipira-BA

      Excluir

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.