2 de outubro de 2011

A cachaça milagrosa

"Só pode beber na Semana Santa." Zé Fiúza
"Seu" Zé Fiúza acredita que a cachaça misturada com serpentes é um santo remédio
Conferi de perto a cachaça milagrosa de Zé Fiúza
Só em simular, já senti as tripas apertadas
Na zona rural de Serra Preta é comum a tradição do remédio caseiro para qualquer mal. Para a mordida de cobra, encontramos a cachaça preparada com a própria serpente. Segundo Zé Fiúza, morador da zona rural de Riacho Fundo, beber a cachaça, preparada com as 18 serpentes, a gente fica imunizado a picada venenosa de toda a espécie de cobra. Ah! Não é em qualquer data que se pode beber o “remédio”. É preciso beber apenas durante a semana santa. Beber fora da data divina, poucos são os que sobrevivem.

Zé Fiúza diz também que não se pode vender. “Não tem preço para eu vender esta bebida na semana santa", confirma. Todos os presentes no comércio, que eles chamam de 'venda', acreditam que a cachaça com cobra dentro é um santo remédio para picada de cobra. A cachaça de Zé Fiúza é ainda mais poderosa, já que ele preparou, o líquido que passarinho não bebe, com 18 tipos de cobras diferentes.

Nós do blog não recomendamos ninguém a beber o "santo remédio". O melhor é seguir a orientação do seu médico. O resto é por sua conta e risco!

RECEITA:

1 litro de Cachaça;
Colocar as cobras ainda vivas dentro e manter difusão por tempo indeterminado.

MATÉRIA RELACIONADA







4 comentários:

  1. Já tomei muito, hj não bebo absolutamente nada. Agora quanto a crença que só se deve beber na Semana Santa, eu não conhecia.

    ResponderExcluir
  2. Isso é mito. Na verdade, quem beber tá bebendo cachaça com restos mortais(carniça) de cobras. Pode até morrer quem bebe de infecção. Mas boa reportagem sobre a tradição popular.

    Antonio Bispo - Diadema, São Paulo

    ResponderExcluir
  3. Já bebi, mas não foi na semana santa. Fique até com medo agora rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  4. Nobre profº o curioso dessa bebida é o Sr. Amando de Eugênio (falecido recentemente) conhecido tambem por "Pegador de Cobras", residia no Calumbí região do Bom Jesus em Serra Preta. Pegava qualquer espécie de cobra venenosa da região, já presenciei o mesmo a segurar uma jararaca e mastigar a cabeça da mesma ainda viva. Sena muito cruel.Se considerava imune a veneno de serpentes.

    ResponderExcluir

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.