29 de novembro de 2011

A máfia da Saúde em Serra Preta

Vereadores se apropriam da Saúde pública de Serra Preta para continuar no Poder

O Centro Médico do Bravo é também o centro da venda de serviço em troca de votos
Muitos usuários do sistema público de saúde de Serra Preta estão revoltados com a apropriação dos serviços de saúde por parte de alguns políticos do Município. Com o objetivo puramente eleitoral, vários vereadores ligados ao prefeito Adeil Figueredo (PMDB) estão monopolizando ilegalmente o acesso a exames médicos do sistema público de saúde de Serra Preta através de cotas.

Revoltados, alguns usuários me falaram que chegam 06 horas da manhã e não conseguem marcar exames ou apenas marcam para uma data distante. O pior é quando chega o dia marcado para o exame, o paciente ainda não é atendido. Perde-se o dia todo no órgão e no final do expediente a funcionária do setor diz que não tem mais vagas porque chegou um vereador ligado ao prefeito e “furou” a fila, colocando seus correligionários. Ou seja, para ter acesso a exames de saúde em Serra Preta necessita gozar de prestígio político ou ser encaminhado por um vereador. 

Tal prática é totalmente institucionalizada no Centro Médico de Bravo, na Avenida Melquiades Figueiredo, no Distrito de Bravo. Maria Francisca dos Santos, aposentada e portadora de diabete, diz que chegou ao Centro Médico às 5h da manhã, enfrentou chuva torrencial e conseguiu marcar uma ultrassom. Dias depois, ficou a tarde toda no Centro Médico e foi surpreendida com a remarcação.  Ao saber, procurou o porquê e foi informada que a vereadora, conhecida como Vilma do Peixe, fez uso de “suas” cotas, deixando os pacientes sem apadrinhados a sorte do destino. 

Segundo Rosa Moreira, através de e-mail, “trata-se do descaso com a população no Centro Médico do Bravo. Uma pessoa minha foi ao posto para marcar uma consulta com o cardiologista tendo chegado lá às 06 da manhã, onde já tinha 10 pessoas na fila. Logo informaram que não tinha mais vagas. Ora, se o limite de atendimento é de 20 pessoas, a pessoa chegou ás 06 e não tinha 10 pessoas na fila, como que se esgotaram as vagas? Depois alguém disse que somente um vereador tem direito a 15 vagas. Concluímos que para se chegar ao médico tem que passar antes pelo vereador. Lamentável. 

Um funcionário da Prefeitura, que não quis se identificar com medo de perseguição, foi categórico ao informar que se trata de um acordo político entre o prefeito Adeil Figueiredo e os vereadores. Segundo ele, cada Vereador tem direito a 15 cotas de exames e este distribui entre seus prováveis eleitores. Quem quiser ter acesso aos exames necessita fazer acordo eleitoral com o vereador. E foi mais além ao afirmar que o vereador tem trânsito livre na farmácia básica da prefeitura, podendo pegar o tanto de remédio que necessite para distribuir em sua comunidade. Diz que o vereador conhecido como Silvio de Dió faz isso com freqüência. Tentamos entrar em contato com os vereadores citados e com o prefeito Adeil Figueredo, mas não conseguimos localizá-los.  É um verdadeiro esquema montado para controlar a máquina pública com objetivo escuso.   

Para Rosa Moreira, “Esse vereador devia se envergonhar desse papelão”. Em compromisso com o povo, levaremos os fatos ao Ministério Público e as outras autoridades competentes. Desejamos que o prefeito de Serra Preta avaliasse o crime que é praticado contra a população do município e reveja tais práticas. O povo também deve fortalecer sua cidadania lutando mais ainda contra essa injustiça que vive Serra Preta. Estamos no século XXI, na era da internet, do celular... Opa! Celular ainda boa parte de Serra Preta não tem.

21 comentários:

  1. Mário, cada dia vc me surpreende mais e ganha meu respeito. Uma tia minha também não conseguiu marcar, mas procurou um vereador e ele resolveu. Um absurdo, mas infelizmente é assim em Serra Preta e boa parte dos municípios.

    ResponderExcluir
  2. Adeil não está nem aí pra críticas e nem para o povo, pois ele sabe que no ano que vem ele compra a maioria e continua no poder.

    ResponderExcluir
  3. Isso é velho, é do tempo de Antonio Carneiro. Adeil aprendeu com ele e se elegeu assim, por sinal o prédio que vc diz que funciona o centro de serviço em troca de votos é alvo de denúncia de superfaturamento. Antonio Carneiro comprou por um preço e colocou na nota um absurdo.

    ResponderExcluir
  4. LADRÃO, LADRÃO LADRÃO

    ResponderExcluir
  5. Todos fazem isso e porque só agora essa denúncia? Não to querendo defender nenhum vereador, até porque eles não fazem nada, mas tenho certeza que Adeil não tá sabendo de nada e aposto que ele vai acabar com isso. Tem gente que enconsta no prefeito só para tirar proveito na saúde e outros setores da prefeitura. Adeil é uma pessoa simples, mas precisa abrir os olhos.

    ResponderExcluir
  6. Pior era no tempo de Tonhe Carneiro, que vc tinha que buscar um bilhete na casa dele para conseguir alguma coisa. A humilhação era maior, voto em Adeil mais isso tem que mudar mesmo. Todo governo só anda com oposição e parabéns quem escreveu sobre a compra do prédio superfaturado.

    ResponderExcluir
  7. Isso é vergonhoso, papelão do prefeito e todos vereadores que fazem da doença do povo um meio de ganhar votos, fico mais triste ainda com infelizes que defendem esse prefeito citando coisas absurdas e sem logica.

    ResponderExcluir
  8. E por sinal o prédio foi pago com material de construção como troca...Ladrão
    Parabéns,boa materia!

    ResponderExcluir
  9. Isso acontece por que não temos quem fiscalize!Os vereadores estão todos no mesmo barco...Fazendo o papel de leva e traz de recados para o prefeito!!! Vergonha,vergonha...Parabens Mario por está divulgado....

    ResponderExcluir
  10. Ainda hoje um senhor disse que nem seringa descartável encontrou para ser aplicado insulina em sua mãe que é diabética. Quanto descaso!

    ResponderExcluir
  11. É vergonhoso... não m lembro d ocorrer isso na época de Moacyr...

    ResponderExcluir
  12. Se compararmos quando Dozinho governou a muito tempo atraz, a situação não era como essa. Hoje o mundo estar muito mai globalizado e ainda encontramos isso.
    Vergonha. Fora ladrãoes, sangue sugas!

    ResponderExcluir
  13. O povo tb tem culpa não só por eleger esses políticos, mas de submeter as condições que eles estabelecem. Só tem o "tráfico de doentes", a "máfia da consulta" porque existe um povo fraco e subserviente. Quando morre no corredor do hospital fica reclamando da vida. A hora de agir é agora e dizer não a essa situação. Senão, será tarde demais!

    ResponderExcluir
  14. isso e uma vergonha,ate quando vamos aguentar isso.mario parabens pelo blog, ta bombando, moro em salvador e fico acompanhando as noticias dai atraves de vc.grande abraco.

    ResponderExcluir
  15. Isso é um absurdo ! a população de Serra preta exige respeito!a, a maioria dos os vereadores usam essas cotas de vagas pra conseguir votos,...ABSURDO...não podemos deixar que atitudes como estas interfira no sistema Político de nosso município! Denuncie!

    ResponderExcluir
  16. otimo em denunciar , mas na epóca antonio carneiro td mundo era atendido sem restrições então quem não consuia alguma coisa é pq não iria procura-las e deixando bem claro sob a compra montrem o comprovante queremos ve-los. nen sou de serra preta trabalhei lá e né voto ai mas se td municipio tvsse um prefeito como antonio carneiro seria bem melhor.

    ResponderExcluir
  17. Srs. essa discussão toda é balela..., vcs todos votam sempre nos mesmo Adeil, Antonio, Dozinho Zelito, se tiverem coragem promovam uma passeata e gritem um nome novo. Quero ver a rebeldia e a Ideologia de vcs seus fantoches.
    vcs são uma cambada revolucionarios do proprio umbigo mordem e assopram!

    ResponderExcluir
  18. Mario... parabens. e isso ai publique mesmo nao tenha medo. a verdade tem que ser esclarecida...
    eu estou em sao paulo, mas sempre estou ai e vejo todas as irregularidades... fico com vergonha em ser serrapretensse. um Exemplo se eu for um politico posso empregar na prefeitura todos os meus familiares.esposa, irmaos, tios, sobrinhos, afilhados, enfim... contando que vai no trabalho a hora que quer o dia que quer... o bravo desde q quando eu nascir e a mesma cara... nunca tem mudanças para melhoraria.. ja levei amogos ai olha so o que me falaram "nossa q cidade mal tratada" mas eu tenho esperança de um dia chegar ai e ver o bravo com cara nova... abraços mario sucessos

    ResponderExcluir
  19. tudo balela mesmo........ não conhecem o movimento social da política...... como funciona o poder.......................... ah............ arre égua.......

    ResponderExcluir
  20. Mario, seu problema é político, nenhum prefeito fez tanto por Serra Preta como Adeil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente penso em políticas públicas diferentes para Saúde, Educação, Esporte, Cultura, Lazer... em Serra Preta. Achar que tal realidade relatada acima deve ser ignorada ou mesmo valorizada é "gostar" de sofrer. Acredito que o povo não tem o governo que merece, mas tem o governo que quer! Pense um pouco mais. Resignar-se é apostar num futuro decadente para as outras gerações. Obrigado por participar do blog!

      Excluir

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.