30 de março de 2012

Seca em Serra Preta

Aleluia: Prefeitura decreta Situação de Emergência.

Apenas agora, 27/03, Adeil decreta "Situação de Emergência".
Depois de uma cobrança muito grande de blogs e da imprensa, o prefeito Adeil Figueredo cai na real e decreta “Situação de Emergência” no Município de Serra Preta, dia 27/03. Antes tarde do que nunca, verdade. Mas será que o prefeito não percebeu que a seca já assolava Serra Preta há dias? 158 municípios baianos já haviam decretado, inclusive Anguera e Santo Estevão que a situação era menos ruim do que Serra Preta.

O município que decreta Situação de Emergência recebe recursos específicos do Estado ou União para combater a estiagem, ajudando o gestor municipal a administrar o problema. Não se pode mensurar os prejuízos que a população sofreu por causa da demora do poder público entrar em ação. Onde o prefeito estava que não viu que Serra Preta estava atravessando uma terrível seca? Cadê seus assessores e secretários para avaliar a situação? 

O prefeito só agora saiu do oásis que vive e reconheceu o problema. “Decretamos situação de emergência em Serra Preta, pois percebemos que a seca está maltratando o nosso povo. Já temos seis (06) carros pipa abastecendo o município, mais ainda é pouco”, afirmou Adeil Figueredo, através do blog de Junior Celul@res. 06 carros-pipas são muito pouco mesmo, quase inexistentes, faça alguma coisa rapidamente. Volte toda a sua equipe para combater a seca, esqueça festas. 

Sobre a festa

Sabe a frase popular que diz “faz com as mãos e desmancha com os pés?” A sabedoria popular serve para o prefeito e todo o seu “governo bate-cabeça”. Parece que seus súditos só querem mesmo o salário fim de mês. Quando ele tenta decolar, cai na lama – aliás, na poeira. Agora o prefeito acordou para o problema da seca, mas ainda vai queimar recursos com festa, utilizando a justificativa que já pagou as bandas (sic). Que contrato tabajara é esse? Chega a ser piada. Não tem cláusulas exorbitantes, não? Nunca vi uma festa que não pode ser adiada, só em Serra Preta mesmo. Se um parente querido do prefeito morresse, ele tinha que fazer a festa mesmo assim? Poupe-me! É brincar com nossa mínima inteligência. 

A força dos Blogs

Vale registrar aqui a importância dos blogs que cobrem os fatos que acontecem em Serra Preta. Nada mais fica escondido, isto é bom. A população tem acesso aos mandos e desmandos. Mesmo o prefeito não gostando das críticas, os blogs estão lhe ajudando a administrar. Com certeza, muitas ações administrativas foram frutos de críticas que começaram a partir dos blogs, que na verdade deveriam partir da Câmara de Vereadores. 

População desabafa sobre a seca 

Nota: o vídeo em que um morador afirma que o presidente da Liga Desportiva de Serra Preta recebeu 50 mil da Prefeitura para investir no Campeonato Municipal de 2012 foi retirado a pedido do próprio presidente. Josafá entrou em contato com o nosso blog, por telefone, e garantiu que a afirmação é falsa e leviana. O presidente informou que a Prefeitura ajuda realmente, mas bem abaixo do valor divulgado pelo morador. O presidente da Liga ameaçou entrar na justiça contra o morador caso o blog mantivesse o vídeo. Achamos melhor acabar com a polêmica, retirando o audiovisual. 


Documento Digitalizado: Jr Celul@res
Vídeos: Alex Matos

Matérias Relacionadas
Comemorar o que cara pálida?
Seca assola a Região.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.