5 de setembro de 2012

Anatel divulga lista de municípios que terão ligações gratuitas em orelhões

Serra Preta foi incluído na lista dos municípios beneficiados

 A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgou nesta terça-feira (4) a lista atualizada de municípios que terão disponibilidade de ligações gratuitas fixo para fixo nos orelhões da Oi. A norma foi sancionada pela agência reguladora porque a empresa de telefonia não cumpriu totalmente as metas do Plano de Revitalizações da Telefonia de Uso Público, que começou em agosto de 2011. A Anatel exigiu de cada uma das concessionárias um plano de vistoria e reparo dos orelhões e melhoria nos sistemas de supervisão.

Como a Oi não atingiu integralmente os objetivos do plano, especialmente em relação à densidade de orelhões por número de habitantes e aos reparos nos telefones, foi feito um acordo com a agência para isentar a cobrança da ligação.

Estima-se que desde o início do plano, até dezembro de 2012, cerca de R$ 205 milhões serão investidos na recuperação de orelhões de todo o País.

A gratuidade vale até outubro ou dezembro, de acordo com o problema apresentado pela operadora em cada cidade. A Oi tem atualmente 760 mil orelhões no País e terá suas ligações gratuitas até 30 de outubro.

Confira as cidades que terão gratuidade pelo serviço.

 
Poucos telefones Públicos em Serra Preta funcionam
Apenas um orelhão funciam no povoado de Cabaceira, Serra Preta

Orelhões destruídos e abandonados parecem mais peça de museu a céu aberto
O candidato a vereador Alex Matos não conseguiu se comunicar

Nosso blog visitou alguns telefones públicos em Serra Preta para avaliar os serviços e a gratuidade, que segundo a Oi será até dia 31 de outubro no Município. Fomos ao povoado de Cabaceira e constatamos que apenas um dos quatros orelhões visitados está funcionando. O surpreendente foi perceber que o acordo com a ANATEL é fantasioso em Serra Preta. Além de não consertar os orelhões quebrados, o que estava funcionando não completava a ligação gratuitas ainda.

Ligamos para Salvador e para o Distrito de Bravo. A ligação chamava, mas caia assim que alguém do outro lado da linha atendia. Dona Maria, moradora de Cabaceiras, disse que os orelhões não funcionam há anos e que não sabia da medida, que garante ligações gratuitas. O candidato a vereador Alex Matos ficou na mão e não conseguiu nenhum apoio pelo telefone. Serra Preta é mesmo esquecida quando o tema é comunicação. Esperamos que um dia muda!

 Matérias Relacionadas:
Manifestação exige sinal de celular
Militância Vermelho rouba a cena e exige sinal de celular
Deputada Neusa Cadore solicita sinal de celular ao governador
Orelhão de Cabeça do Boi não funciona
 

2 comentários:

  1. Zelito Leite05 setembro, 2012

    Como futuro vereador, Alex Matos dá seu recado: Na Camara de Vereadores vou ser o mensageiro dos que não tem vez nem voz. Avante companheiro.

    ResponderExcluir
  2. Os orelhões do Ponto, também não ficam atrás, estão em péssimas condições!
    — O blog está de Parabéns, sempre melhorando!

    ResponderExcluir

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.