20 de setembro de 2012

Lançamento do livro Cidade na Livraria Cultura do Shopping Barra

No dia 27 de setembro, às 18h00,no Teatro Eva Herz, Livraria Cultura no Shopping Salvador, será lançado o livro Cidade: pólis, urbe, desigualdade, capitalismo, meio ambiente, urbanização. 

O livro faz parte da Coleção Bizu Temático, coordenada pelo sociólogo e serrapretense Antonio Mateus Soares em trabalho coletivo com uma equipe interdisciplinar de escritores baianos  que discutem o fenômeno urbano a partir das diretrizes teóricas de abordagem marxista, buscando compreender como a cidade é capturada e colocada a serviço da lógica capitalista, no que refere ao jogo de exploração de classe.

 A cidade produzida pelo sistema capitalista é programada para reproduzir em seu urbanismo a exclusão a partir de um padrão periférico de urbanização, que empurram os pobres, desempregados e negros para a periferia, como forma de assegurar as hierarquias urbanas e sociais. O antagonismo se expressa arrogantemente sobre o tecido urbano, que evidencia como a segmentação da cidade moderna segue aos direcionamentos da dialética econômica, beneficiando os bairros habitados pelas classes abastardas e precarizando, com múltiplas ausências de serviços e infraestrutura urbana os bairros pobres. 

O livro em uma perspectiva interdisciplinar compreende a cidade e os principais desafios urbanos da contemporaneidade.

serviço:
O quê : lançamento livro cidade
Quando: 27 de setembro 2012
Onde: Livraria Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.