Os dados foram apresentados no 1º. Encontro Estadual de Educação Infantil
Os dados foram apresentados no 1º. Encontro Estadual de Educação Infantil, com o tema “Currículo da Educação Infantil: dos Consensos Teóricos às Políticas Públicas e Práticas Pedagógicas”. O evento, que teve início nesta sexta-feira (26) e vai até hoje (27) é uma das atividades do Projeto Proinfancia Bahia, do Ministério da Educação, Universidade Federal da Bahia e Fórum Baiano de Educação Infantil.
De acordo com a coordenadora do ProInfância Bahia, Marlene dos Santos, a defasagem apontada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE, se dá por conta da falta de informação de pais e responsáveis que acreditam que crianças de zero a cinco anos não são sensíveis ao aprendizado, além da falta de estrutura. “A grande maioria das instituições de ensino para esta faixa etária não possui proposta pedagógica”.
Outra dificuldade é a falta de informação dos pais que tem obrigação de cumprir a Lei 12.796 que garante a inclusão de crianças a partir de quatro anos na pré-escola. Ainda para a coordenadora, a ampliação dos recursos financeiros para investimentos em estrutura física e na qualificação dos profissionais são os grandes desafios para a implementação de uma educação e qualidade.
Fonte Bocão New
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