3 de agosto de 2014

UFBA: É possível estudar Direito se divertindo

Gravando o vídeo na Residência da UFBA. Foto: Leno Falcão
Passar na disciplina de Direito Tributário na UFBA com o professor Helcônio Almeida não é nada fácil. Quem tira seis é uma excelente nota. Muitos devem pensar: deve ser chato aquele cara sério, aulas expositivas falando em tributos, princípios, isenção. Imunidade, prazos, eficácia tributária, hipótese de incidência, fato gerador, créditos, obrigações... Mas não foi bem assim.

A primeira prova quase todos se dão mal. O curso é interessante, mas a forma que o professor administra é mais para um curso de pós-graduação ou mesmo curso de férias, onde os alunos se dediquem apenas ao Direito Tributário. Não é fácil aprender todos os institutos tributários de uma hora para outra, ainda mais trabalhando e estudando outras matérias de segunda a sábado. Mas não é sobre isso que desejo abordar. A novidade do curso ficou para a segunda etapa, onde o professor deseja que o aluno desenvolva uma atividade que não seja o tradicional seminário ou uma ‘aula’ tradicional sobre os temas estudados ou discutidos.

A partir daí todos começam a se movimentar. O que fazer? Pensei logo num vídeo, já que gosto de imagem. Logo muitos aderiram à ideia. Como não sei atuar na frente das câmeras, assumir a direção, roteiro e produção do texto juntos com outros colegas. Sem muito tempo, gravamos tudo muito rápido. Apenas uma manhã de sábado coletamos as imagens pela cidade de Salvador, embora, mais de duas semanas foram consumidos em roteiro e argumentos.

Como a equipe era pequena, muitos colegas assumiram diversos papéis – vida dura para ser advogado. (risos). Leandro virou Zé da Baixada, morador de bairro popular que ganha uma casa no bairro da Graça e não tem renda para pagar o IPTU (assista ao vídeo). Uma madrugada de edição e escolha da trilha sonora. O dia da apresentação chegou e o projetor de imagem não funcionou perfeitamente. Que luta! A cara do professor ‘dizia’: - se vire. Alguns colegas fugiram da responsabilidade também. Mas o inesperado aconteceu. Diversos comentários positivos, outros irônicos, surgiam pelos corredores da UFBA sobre o vídeo. Leo, o Zé da Baixada, virou astro – semelhante para o brilho dos outros atores (risos).

O vídeo repercutiu bem e temos que agradecer ao professor Helcônio que quebrou o formalismo das aulas expositivas do curso de Direito da UFBA. Provou que é possível avaliar além dos exames, às vezes decorebas e injustos. Enfim, mais um semestre que vencemos e fica a lição para se pensar em novas metodologias para o ensino de Direito sem perder a qualidade. Ah! A FDUFBA precisa investir mais em salas multimídias. Passo a bola para o Professor e Diretor da Faculdade Celso Castro.

ASSISTA AO VÍDEO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.