2 de maio de 2015

O que acontece quando se estaciona em uma vaga para idoso

IMG_20150430_220820016

“Isso me parece uma atitude de cunho arrecadatório”; “Nunca mais volto a esse shopping”; “vou entrar na justiça contra todo mundo”. Estas são algumas reações de motoristas surpreendidos com uma notificação de infração por estacionamento em vagas para idosos, dentro de um shopping de Salvador.

A fiscalização foi intensificada por agentes de trânsito da Prefeitura. Mesmo os idosos acima de 60 anos precisam da credencial afixada no carro para não sofrerem as sanções. De acordo com a Transalvador, até o final de Abril, mais de 30 mil idosos tinham obtido a credencial para as vagas em Salvador.

“Isso é corrupção, fraude, falta de educação”, condena a agente de trânsito diante de motoristas que estacionam indevidamente.

A infração é apontada como leve pelo Código de Trânsito, gera multa de R$53,20 e uma anotação de 3 pontos na habilitação. Pelo orçamento 2015, a Prefeitura de Salvador calcula arrecadar, só neste ano, R$85 milhões por “multas previstas na legislação de trânsito”.

Veja, neste vídeo, as reações de um professor de Direito, um micro empresário e um senhor de 60 anos, diante do cupom amarelo com a multa:

Informações: Aratu Online

21 comentários:

  1. Um professor de direito? Dizendo que os funcionários deveria ter uma "educação"?
    O mal educado é ele que não respeita a lei, não está nem aí para o idoso.
    Além de mal educado é mal caráter.

    ResponderExcluir
  2. Fessor.
    Tem horas em que calar é a melhor (no seu caso a única) resposta.
    Contra fatos não há argumentos.
    Você está errado. Devia se comportar como cidadão e não como marginal, antes de cobrar "educação" no trânsito.
    Você sabe que cometeu infração. Inadmissível, beira mesmo o ridículo, você dizer que se surpreendeu com uma multa no shopping.
    Sua educação (neste caso má educação) tem de ser usada em qualquer lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito Wilton. Estamos dentro de uma crise moral, educacional e ética!

      Excluir
  3. Que coisa ridícula.
    Quem está invadindo são vocês que não respeitam os idosos, não respeitam as leis e se acham acima do bem e do mal.
    Se respeite se quiser ser respeitado.

    ResponderExcluir
  4. Professor.
    Eu estou te espancando na rua, sem motivo algum a não ser minha falta de civilidade e de educação.. Vem um policial e diz "Cidadão. Pare de espancar o "professor".
    Na sua opinião, se eu obedecer e parar, não me acontecerá nada, pois eu parei...
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... Ainda bem que você não é nem foi professor meu.
    Na sua opinião, eu não mereço punição alguma, pois

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei metáfora. Usarei c certeza num futuro próximo. Muito bom. Aline

      Excluir
  5. Parabéns aos agentes de trânsito, e aos infratores uma pergunta, oque estão ensinando na auto escola? E não é inconstitucional coisa nenhuma a fiscalização se a mesma foi solicitada pela empresa privada.

    ResponderExcluir
  6. Excelente iniciativa! Parabéns para a prefeitura e o shopping

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O shopping é contrario a medida.

      Excluir
  7. R$ 53,20 ? Deveria ser R$ 500,00 aí eu queria ver ...

    ResponderExcluir
  8. Todo mundo sempre se acha no direito...
    O código de trânsito deveria educar antes de "multar", acontece, que o CTB existe a mais de 20 anos, e você passou por auto escola onde deveria ter sido educado. As placas avisam exatamente sobre sua conduta, e mesmo assim, você erra, e pede pra ser convidado a ganhar doces?

    No vídeo vi apenas duas coisas:
    Um ignorante mal educado cheio de direitos, e... Um graduado mal educado cheio de direitos!

    A fabrica de multas precisa de matéria prima para produzir, e esta matéria prima é fornecida por gente mal educada!

    ResponderExcluir
  9. Falta de vergonha na cara.
    Alguém não sabe que não pode estacionar em lugar proibido?

    ResponderExcluir
  10. Ana Helena Oliveira03 maio, 2015

    Até onde sei, para se ter carteira de habilitação é preciso saber LER. Na placa está escrito "vaga exclusiva para idosos e deficientes especiais"... mas acham que deveriam ser AVISADOS que não poderiam estacionar naquela vaga? Sério isso?? Ainda havia a referência à respectiva lei... Se a vaga é para idoso ou deficiente especial, e você NÃO é nem uma coisa nem outra, peloamordedeus!! Precisa de campanha educativa pra seguir uma lei fácil de entender??? Quer dizer que um idoso só tem direito de encontrar vaga exclusiva se for na RUA, porque se for em área privada, ele que se lasque porque você chegou primeiro e não está nem aí para o respeito ao próximo e à lei?
    É uma questão de bom senso e integridade. Alguns comportamentos não precisariam ser pautados por lei se fôssemos um povo CONSCIENTE.
    Simples assim.

    ResponderExcluir
  11. Prezado professor, assisti ao video todo. Muitas pessoas ficam iradas ao ver uma nota de autuação no parabrisas e se o agente estiver no local fica mais irritado ainda porque pensar que pode argumentar e evitar a autuação e quando não consegue!!! Pelo que entendi já foi feita a campanha de educação ao transito.Que quem define o quê, quando e por quanto tempo sera objeto de campanha é o Órgão Público competente e não o cidadao. O Agente pode até evocar tal principio educador desde que não seja descricinario em relação a outros condutores multar um e outro não. Pega mal pra ele e para o orgão. Mas pra mim isso não justifica a retirada da autuação. Por que a infração esta ai. Quem não foi multado e deveria ter sido apenas saiu no lucro. Tem coisas que foi abordado na conversa que cabe verificar no poder Legislativo Federal. Melhor sempre evitar o desgaste. Se o princípio educador não pode ser utilizado. Agora e só fazer a defesa previa bem fundamentada e deixar a JARI julgar. Tem situações que pode sim ser levado em conta. A primeira e única defesa previa que fiz foi deferida devido as circunstancias. Essa conversa que paga os impostos, paga caro a academia eu acho que não justificará. O condutor que não tem o adesivo e é idoso pode sim conseguir o deferimento depende da defesa. Se eu fosse esses agentes tinha disponibilizado apenas 05 minutos do meu tempo.

    ResponderExcluir
  12. De fato é no minimo falta de caridade para com o idoso ou deficiente o uso destas vagas exclusivas. Mas duas coisas me chamam a atenção . Primeiro é um agente publico multando dentro de um local privado. Não sei ate onde isso é permitido e legal . Segundo é a exigência de uma credencial quando a apresentação de uma identidade já seria prova que você é um idoso , ou que mostrar que é deficiente idem. Se o benéfico é somente para quem tem uma autorização por escrito , o beneficio não para quem é idoso , mas para quem tem a tal autorização .

    ResponderExcluir
  13. Penso que os agentes de trânsito deveriam priorizar a fiscalização na rua, entretanto nada justifica uma pessoa que não tem direito ao benefício parar o seu veículo na vaga especial.

    ResponderExcluir
  14. Na minha opinião o Sr. que disse que a mulher tinha + de 60 anos, a partir do momento que provasse no ato da multa, teria que ser perdoado. Ter credencial para provar que é idoso acho um absurdo e soa como ganância de arrecadação. Seria bem mais fácil exigir cópia do certificado do veículo e do RG colado por dentro do para brisa e o guarda ter como checar por um aplicativo on line. Quanto aos outros dois espertinhos se estivessem nos EUA ou na Alemanha respeitariam com certeza as vagas, pois sabem muito bem que iriam passar uma vergonha muito maior. Imaginem querendo argumentar contra um ato ilícito praticado conscientemente usando desculpas esfarrapadas como mensalidade de R$450,00 de academia (esse queria mostrar que era riquinho). O outro dizendo que a Transalvador deveria atuar fora do Shoping como se ali fosse um outro mundo que os humanos poderiam cometer atos ilícitos e não seriam punidos.KKKK, só rindo mesmo. Muito boa iniciativa de ACM Neto querendo transformar essa cidade numa coisa e possamos chamar de civilizada.

    ResponderExcluir
  15. Diego Gazar04 maio, 2015

    " eu pago R$ 450 e nao tem manobrista." " eu tenho o whatssap de ACM." O que Ele quer dizer com isso?, eu tenho dinheiro posso tudo, eu conheco o prefeito faco o que eu quiser e nada vai acontecer comigo. Sinceramente voce deve ter deficiencia moral, e mesmo assim, nao pode usar a vaga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKK. Vc age e escreve como um debiloide mesmo: "tenho dinheiro e posso tudo". Pode ter dinheiro mas se usar a vaga de idoso ou deficiente físico vai pagar multa. Quando vc estiver na vaga ilicitamente tira uma foto e manda p o WhatsApp de ACM (já que vc disse que tem). E fala pra ele: - ACM estou ilicitamente numa vaga de deficiente, mas como eu tenho muito dinheiro e posso tudo, vc não pode mandar me multar KKKKKK. Outra coisa, eu não uso a vaga porque respeito a lei. Ao contrário de vc que acha que pode burlar a lei pq tem dinheiro. Em que mundo vc está meu caro?

      Excluir
  16. Queria deixar bem claro que ele não representa a classe....

    ResponderExcluir
  17. Esta é a perfeita descrição do brasileiro. Ao menos da imensa maioria. Absolutamente picareta. Abrir a boca para falar um monte de asneiras é muito pior do que ficar caladinho e sair depressa da vaga dos idosos.
    Eles podem até ter diplomas de advogados dessas faculdades vagabundas. Advogados, mesmo, é que não são. Isto que se vê aí é o comportamento da estrondosa maioria desse povinho sem vergonha na cara.
    A fiscalização deveria estar presente também nos estabelecimentos comerciais onde a preferência dos idosos não é respeitada.
    É de matar qualquer um de vergonha!

    ResponderExcluir

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.