6 de julho de 2016

Pagamento de festa na Ufba com verba federal revolta estudantes

Cerca de oito mil pessoas participaram do Bye Bye Semestre 6.0
| Foto: Divulgação
Uma polêmica envolvendo a organização de uma festa estudantil na Universidade Federal da Bahia (Ufba) tem revoltado alunos da instituição. Segundo estudantes, organizadores do evento receberam recursos públicos para organizar o Bye Bye Semestre 6.0, que não teria fins acadêmicos. A festa aconteceu no dia 3 de junho e, segundo a página da União Nacional dos Estudantes (UNE), no Facebook, reuniu cerca de oito mil pessoas no Centro de Educação Física e Esportes da instituição, em Ondina. 
Os responsáveis pela festa – oito alunos – receberam, cada um, R$ 1 mil do Ministério da Educação (MEC), de acordo com o Portal da Transparência. Pelo portal, a verba é proveniente da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (Proae), que concede bolsas de auxílio moradia, transporte e também assume o restaurante estudantil e a creche da Ufba. 
Para um estudante que fez a denúncia ao CORREIO, não há necessidade de a universidade custear a festa, uma vez que a Ufba já cede o campus para o evento. “É uma festa de fim de semestre... Uma espécie de 'calourada'. Sem cunho cultural algum. Uma festa onde o grupo que organiza vende bebidas e lucra com a venda. Nada disso é revertido para a faculdade”, afirmou o estudante. 
No grupo da universidade no Facebook, estudantes debatiam o assunto nesta segunda-feira (06). “Não faz sentido ter dinheiro pra patrocinar um Bye Bye e não ter dinheiro para patrocinar outros eventos estudantis, como seminários, os próprios projetos, os congressos que tentamos trazer para a Ufba”, postou uma aluna. 
Outro estudante contou que, com um grupo de projeto de pesquisa, foi para São Paulo representar a instituição em uma competição nacional por uma semana, mas só conseguiram R$ 200 para cada da Proae. “Na próxima edição, falamos que a grana vai ser para fazer festa. Quem sabe assim eles auxiliam melhor o projeto. Pelo que parece, as prioridades da universidade são outras. Dói ver uma coisa dessas!”, escreveu. 
Os alunos questionam, ainda, a grave crise financeira que a Ufba enfrenta desde o ano passado. “Vemos todos os dias a Ufba indeferindo pedido de turmas inteiras de estudantes que pedem apenas um ônibus para ir para um congresso, vemos diversos estudantes carentes sem bolsas de auxílio moradia, alimentação. A faculdade (está) sem recursos para pagar contas de água e luz, mas (está) bancando festa para um grupo de alunos. É lamentável. Oito mil reais para organizar uma festa que não trouxe benefício algum para os alunos. E o dinheiro para a conta de oito alunos diferentes”, desabafou o estudante que procurou o CORREIO. 
A assessoria da Ufba foi procurada pela reportagem, mas ainda não emitiu posicionamento sobre o caso. Já o MEC informou que é a universidade quem define para onde serão destinados os recursos repassados. O órgão federal afirmou que espera os esclarecimentos da Ufba para comentar a situação. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.