4 de dezembro de 2016

Creche de Serra Preta continua com as obras paradas

O valor da obra é quase 2 milhões de reais
O município de Serra Preta, a 148 km de Salvador, apresenta um baixo índice de Desenvolvimento Humano. Uma das grandes necessidades do município é a construção de creches. Atualmente, não existe nenhuma em Serra Preta.

A prefeitura de Serra Preta realizou um convênio com o Governo Federal para construir uma creche no distrito de Bravo, maior centro urbano do município. O valor da obra é de quase 2 milhões de reais. Segundo a placa de publicidade oficial, a obra deveria ser concluída em 2017, mas estivemos no local e percebemos que tudo se encontra parado.

Nenhum operário ou funcionário da prefeitura foi encontrado no local. A obra parece estar abandonada. Entramos tranquilamente no canteiro de obras. Não há proteção, qualquer pessoa pode ter acesso ao local. O lixo toma conta do ambiente (assista ao vídeo abaixo) e possíveis invasões ameaçam em torno da construção da futura creche de Serra Preta. Muro foi erguido parcialmente, mas a obra de quase 2 milhões reais parece não obedecer o cronograma planejado.

Local de risco

Da barragem, podemos avistar facilmente as obras paradas da creche
O problema parece ser bem maior do que imaginamos. Verificando o site do MEC, percebi que há critérios rigorosos sobre o terreno destinado as creches. Uma planilha simplificada no site orienta bem os gestores municipais.

Engraçado, que em Serra Preta alguns critérios foram ignorados. A creche pretende ser construída em cima de um aterro de uma lagoa – Tanque Grande; próxima a uma rodovia e no curso de uma grande barragem.

Açude do Bravo sofre vazamento e segundo técnico, há riscos
Estivemos na barragem, conhecido como açude do Bravo, e percebemos que há riscos no local. Nosso blog convidou o ex-prefeito Zelito Leite, que construiu o açude há 25 anos e o técnico em obras João Paulo. Para a nossa surpresa, a barragem está vazando e corre risco de rompimento. Segundo João Paulo, a obra foi bem feita e os riscos são pequenos para um rompimento imediato, mas não se pode esperar pelo pior, principalmente durante as fortes chuvas de trovoadas.  

Para que uma tragédia não aconteça futuramente, alertamos o poder público para que avalie imediatamente os verdadeiros riscos. O Ministério Público precisa visitar o local e recomendar melhorias ou mesmo outro local para a obra. Serra Preta precisa urgentemente de creches, mas instituições seguras e dignas para todas as crianças. 

Assista ao vídeo



Um comentário:

  1. Vergonhoso isso em serra preta . Aqui em Anguera tem uma creche de primeiro mundo,inclusive quem fez foi a firma de Vando,Mauro Vieira trabalha com vontade,serra preta precisa ter um prefeito desse . mas Aldinho tá vindo pra melhorar a situação do povo serrapretense

    ResponderExcluir

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.