8 de dezembro de 2016

O dia que Adinho viu a realidade de frente

"Vamos ter que dormir pouco e trabalhar dobrado"

Os dados não são animadores para Serra Preta
A poucos dias de receber a diplomação, dia 19 próximo, e da posse, 1° de janeiro, o prefeito eleito de Serra Preta sentiu de perto os desafios futuros. No 5° Encontro de Prefeito da Bahia, realizado nos dias 06, 07 e 08, em Guarajuba – Camaçari, uma intensa programação de assuntos técnicos foi direcionada exclusivamente á gestores públicos municipais. A ideia básica é contribuir para a discussão do mandato 2017/2020 e fortalecer o diálogo entre as três esferas públicas do poder: municipal, estadual e federal.

A convite do prefeito eleito de Serra Preta, Aldinho, visitamos os inúmeros estandes dos entes públicos, onde dados, estatísticas, projetos, prestações de conta (...) são demonstrados sobre o município de interesse. Há cada visita, informações reveladoras e chocantes. Serra Preta perdeu diversos projetos e oportunidades nestes últimos anos. Outra revelação prejudicial é que a Bahia não conhece Serra Preta como deveria. Muitos expositores técnicos não conheciam ou nunca ouviram falar em Serra Preta, município que se localiza apenas 148 km de Salvador e próximo a Feira de Santana. No estande de Turismo, os técnicos perguntaram se Serra Preta promove algum evento tradicional com mais de 10 anos. Não sabendo que temos uma das mais tradicionais festas centenárias da Bahia que é a Capina do Monte, realizada no dia 15 de dezembro.

Aldinho terá que recuperar projetos perdidos pela gestão atual
Foi de emocionar, mas Serra Preta abriu mão do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Leite). Segundo o técnico, Serra Preta deixou de prestar contas de anos anteriores e pode ficar sem o programa em etapas futuras. Aldinho se comprometeu lutar para restabeleceu o programa. Ao analisar os números do IDH do município, os técnicos ficaram perplexos com o desprezo social, já que é um benefício direto para as crianças de baixa renda.

O programa, que é realizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), em parceria com o Governo do Estado, por meio da SJDHDS, se caracteriza por uma compra com doação simultânea. O leite é comprado do agricultor familiar e distribuído gratuitamente para as unidades recebedoras e famílias inscritas no CadÚnico, sendo destinado a pessoas em insegurança alimentar. O público prioritário do PAA Leite é formado por crianças de 2 a 7 anos de idade, gestantes, nutrizes até 6 meses após o parto, idosos acima de 60 anos e povos e comunidades tradicionais, sendo todos de baixa renda.

A partir de janeiro de 2017, Aldinho terá o desafio de refundar o município. É possível que todas as pastas administrativas de Serra Preta apresentem problemas de gestão. “Vamos ter que dormir pouco e trabalhar dobrado. Quem abandou o município não me prejudicou, mas prejudicou o nosso povo”, avaliou Aldinho. Segundo o prefeito eleito, janeiro será um mês difícil, de muitas cobranças, pouco dinheiro, mas de muita luta e dedicação. 

Matérias Relacionadas:

Um comentário:

  1. É notório a situação de abandono que viveu Serra Preta, com gestores discomprometidos com o povo,precisa auditar,divulgar e interpelar judicialmente todos os responsáveis,passar tudo a limpo e fazer diferente.

    ResponderExcluir

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.