31 de janeiro de 2017

Morre aos 98 anos, Seu Zil, o ‘Faraó do Sertão’


Morreu na madrugada desta terça-feira (31), aos 98 anos incompletos, seu Francisco Tanajura, mais conhecido como Seu Zil, ou, melhor ainda, o famoso “Faraó do Sertão”. Ex-caminhoneiro, tropeiro, comerciante, vereador e vendedor de pedras preciosas, ele ficou famoso por ter construído, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste da Bahia, onde nasceu em 15 de julho de 1919, um imponente mausoléu ondem que pretendia passar a vida eterna – não sem antes ser devidamente mumificado. “Estou fazendo para a posteridade. Para que a nossa civilização atual seja lembrada daqui a milhares e milhares de anos”, declarou Seu Zil, em matéria do Fantástico, em 2011.
O filho de Seu Zil, que leva o mesmo nome do pai, Francisco Tanajura, falou ao bahia.ba sobre o falecimento do pai. “Ontem ele estava bem abatido, quadro este que já vinha sendo observado e acompanhado há alguns dias. Hoje, por volta das 2 horas da manhã, ele veio a falecer, sem sofrimento e de modo natural. São quase 98 anos de idade, vividos com todo o vigor e sem doenças graves. Uma vida de luta e de glórias. Estamos todos consternados e tristes, mas aceitamos os desígnios de Deus”, disse, muito emocionado.
O velório acontece na residência do “Faraó do Sertão” e o sepultamento será feito nesta quarta-feira (1º), às 8h30, no mausoléu construído por ele durante cinco anos e onde usou 1 mil sacos de cimento e 20 mil quilos de cristais. A torre mede 25 metros de altura e tem diversos compartimentos, além de energia elétrica e água encanada, um verdadeiro museu, digno da civilização egípcia. “A família vai cumprir o desejo dele, claro. Ele já estava preparado para isso”, explica Francisco Júnior.
Perguntado sobre qual seria a principal caraterística do pai, a que mais será lembrada, ele destaca o caráter do “grande pai-de-família” que foi Seu Zil, o “Faraó do Sertão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.