30 de março de 2017

SALVADOR EM ALERTA: macaco encontrado morto em Ilha Amarela era doméstico e veio do município de Serra Preta

Macaco encontrado morto, último dia 9, na Vila Laura
Foto: Jornal A Tarde
A partir desta quinta-feira (30), toda a população de Salvador poderá se vacinar contra o vírus da febre amarela, exceto grávidas, lactantes e maiores de 60 anos. Anteriormente, a vacinação estava restrita apenas à crianças e pessoas que iriam viajar para áreas de risco.
Nesse primeiro momento, a imunização será feita nas 18 Unidades de Referência da cidade e em sete unidades de saúde de Brotas, onde foi confirmado o primeiro caso de macaco morto pela doença. Em coletiva realizada nesta quarta-feira (29), a Secretária Municipal de Saúde (SMS) informou que, até o momento, não foi registrado nenhum caso de febre amarela em humanos em Salvador. 
O município recebeu 400 mil doses da vacina, que já foram distribuídas nestes postos. As pessoas podem procurar as unidades no horário das 8h às 17h, portando a carteira de vacinação. “Nem todo mundo precisa correr para os postos. Quem tomou a vacina nos últimos 10 anos, já está imunizado. É importante verificar a carteira de vacina para evitar tomar novamente. Essa vacina é feita com um vírus vivo e quem tomar de novo corre o risco de contrair a doença”, explica o secretário municipal de saúde José Antônio Rodrigues. 
Em breve, a vacina chegará aos 136 postos da cidade. Nesta quinta-feira (30), o secretário se reunirá em Brasília com secretários do Rio de Janeiro e São Paulo para reivindicar junto ao Ministério da Saúde um maior repasse de doses. Ainda de acordo com Rodrigues, a expectativa é de que a Bahia receba 2,5 milhões de vacinas contra a febre amarela. No entanto, ainda não se sabe a quantidade destinada à capital. 
Macacos mortos 

A intensificação da vacinação contra a febre tem a ver com a descoberta de quatro macacos mortos pela doença, encontrados nos bairros de Brotas (Vila Laura), Itaigara, Ilha Amarela e São Tomé de Paripe. De janeiro para cá, 26 primatas foram capturados com suspeita de febre amarela. Desses, um caso foi descartado e 21 seguem em investigação. Segundo a secretaria, muitos animais, em geral saguis, foram encontrados mortos com sinais de espancamento. “Não é o macaco que passa a doença, mas sim o mosquito. Não há motivos para matar macacos”, esclarece o secretário. 
O primeiro macaco foi encontrado ontem pela manhã em Vila Laura e os outros três foram achados nesta quarta-feira (29). O macaco encontrado morto em Ilha Amarela era doméstico e veio do município de Serra Preta. Portanto, a secretaria ainda não sabe afirmar se ele foi contaminado em Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.