24 de junho de 2017

Equipe de Salvador vai à Chapada resgatar onça que ficou dois dias em pé de manga

Onça foi solta no Parque Estadual de Morro do Chapéu.
(Foto: Divulgação/ Zoológico de Salvador)
Por Carol Aquino 

Uma onça parda, da espécie suçuarana, foi solta na manhã deste sábado (24), no Parque Estadual do Morro de Chapéu. O animal havia invadido um quintal de uma casa no povoado de Canal, município de Cafarnaum -  Chapada Diamantina, a 447 km de Salvador na última quinta-feira (22).

A onça, um macho da espécie suçuarana, e com aproximadamente 50 kg, foi encontrado por populares em cima de um pé de manga. Policiais da CIPPA / Lençóis - Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental - e veterinários do Zoológico de Salvador foram acionados e fizeram a proteção do animal e da comunidade.
Após esperar cerca de 24 horas para que a onça descesse naturalmente, veterinários do Zoológico de Salvador foram chamados para fazer a retirada do bicho. Os técnicos relataram que a onça estava assustada e com medo da movimentação ao redor. 
Os veterinários Vinícius Dantas e Victor Curvello chegaram nesta sexta (23) e doparam a onça com dardos tranquilizantes. Após o exame do animal, foi constatado que ela não estava doente nem apresentava ferimentos.
A onça passou a noite em uma jaula e foi levada para a soltura na mata de Morro de Chapéu na madrugada deste sábado (24). A operação envolveu oito homens, entre policiais da CIPA, funcionários do zoológico e do Parque Estadual de Morro do Chapéu. 
O veterinário Vinícius Dantas e coordenador geral do Zoológico de Salvador explica que na Bahia não é comum aparecerem onças em áreas habitadas, quanto mais em cima de árvores. “Trata-se de uma clara perda de habitat”, respondeu quando questionado sobre um possível motivo do aparecimento do animal silvestre.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.