19 de agosto de 2017

Califórnia tenta novamente se separar dos Estados Unidos

Com quase 40 milhões de pessoas, a Califórnia é o estado mais populoso dos EUA e a sexta maior economia do mundo (Mark Ralston/AFP)
Um grupo de californianos apresentou mais uma iniciativa para se separar dos Estados Unidos, que passa por uma das piores crises políticas da sua história recente.
A nova proposta de votação da “Calexit”, apresentada nesta quinta-feira por um grupo político marginal, exige uma convenção constitucional para revisar um dos documentos fundadores do país por motivos incompatíveis com o que a Califórnia representa.
“A atual relação entre o governo federal dos Estados Unidos da América e da Califórnia impede a Califórnia, e outros estados, de se apropriar do futuro e deve ser revisada”, afirma a iniciativa.
Os apoiadores esperam que a medida – semelhante a outras duas apresentadas este ano mas que não foram para frente – seja apresentada aos eleitores na votação de 2018.
A nova proposta, intitulada “A Califórnia exige uma Convenção Constitucional”, precisaria do apoio da legislatura estadual antes de ser submetida ao Congresso.
Com quase 40 milhões de pessoas, a Califórnia é o estado mais populoso dos EUA e a sexta maior economia do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.