17 de agosto de 2017

Reitor da Universidade Federal da Bahia deseja solidariedade a UFRB

Em nota, João Carlos é solidário a UFRB
Foto: facebook de João Carlos
Pela rede social, o Reitor da Universidade Federal da Bahia - UFBA, João Carlos, escreveu uma nota dedicada ao representante da Universidade Federal do Recôncavo Baiano - UFBA, prof. Sílvio Soglia. Segundo João Carlos, a UFRB teve sua autonomia atingida por uma “pretensão indevida de liminar”.
O Reitor da UFBA, certamente, questiona a decisão interlocutória do Juiz Federal do juiz Evandro Reimão dos Reis, da 10ª  Vara Federal Cível da SJBA, que deferiu o pedido liminar do vereador de Salvador Alexandre Aleluia (DEM). O vereador Aleluia ajuizou uma ação onde pede o cancelamento da entrega do título de ‘doutor honoris causa’ ao ex-presidente Lula (PT) na UFRB para o dia 18.
A liminar causou estranheza por parte de alguns professores acadêmicos. O professor Carlos Zacarias avaliou como um atentado a autonomia universitária. “Não tenho qualquer simpatia por Lula, mas essa posição da Justiça é um atentado à autonomia universitária. A Universidade tem o direito de conceder o título de Doutor Honoris Causa a quem bem entender”, afirmou.
Lula está na Bahia e pretende realizar caravana por muitos locais do Nordeste. Mesmo condenado a quase 10 anos de prisão pelo juiz Sérgio Moro, Lula é o candidato favorito a presidente da República, segundo todas as pesquisas de opinião.

Leia a nota do Reitor João Carlos Salles

Caro amigo e colega Reitor da UFRB,
Prof. Sílvio Soglia,

Receba nossa solidariedade neste momento em que se atinge a autonomia da UFRB, com a pretensão indevida de limitar e coibir sua prerrogativa de concessão de títulos.
A Universidade é um valor da civilização, correspondendo aos interesses mais elevados da sociedade. E sua autonomia deve ser defendida, resistindo ao que, por obscurantismo, não compreenda nem respeite sua natureza.
Saudações universitárias, portanto! E lhe darei pessoalmente, nesta sexta-feira, 18 de agosto, em Cruz das Almas, um forte abraço.

João Carlos Salles
Reitor da Universidade Federal da Bahia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.