12 de fevereiro de 2018

Encontro de ex-Estudantes da UFBA já é tradição

A Residência da UFBA se tornou um templo sagrado para muitos ex-moradores
O carnaval de Salvador é uma boa desculpa para dezenas de amigos se reunirem durante a folia. Neste ritmo, os ex-moradores da Residência-UFBA, amigos e alguns atuais moradores realizam há vários anos o encontro da resenha.

O contador e professor acadêmico Victor Paulo das Neves é um dos idealizadores do encontro de amigos. Das Neves morou na Residência da UFBA e promove a festividade desde 1998, quando ainda era estudante, através do bloco senzala.

O encontro, que leva a marca de ‘Banda Senzala’ – banda virtual batizada com o nome folclórico de um dos quartos da Residência da UFBA – completou 20 anos sábado (10). Este ano, os organizadores e interessados se encontraram num restaurante no Beco dos Artistas no centro de Salvador.

As edições anteriores aconteciam na casa do contador, mas fugindo da forte logística, Das Neves e seu auxiliar, professor Antonio Claudio, preferiram reunir os amigos num restaurante popular. Além da feijoada, camisas caracterizadas e uma cervejinha gelada, a resenha é garantida. Este ano, o tema do encontro foi “Banda Senzala contra o Golpe”. Os organizadores conservaram a frase histórica na camiseta “os homens passam, o mito fica” e a propaganda de terem tocando no Fórum Social Mundial em Porto Alegre. 

Mais encontro

Já se tornou quase uma religião a irmandade do encontro. Sem dúvida, o templo maior é a Residência da UFBA. A partir das 15h, dezenas de moradores costumam se reunir no Largo da Vitória, endereço de uma das Casas de Estudantes da Universidade. A camiseta estilizada com a foto da Residência é sagrada e muitos colecionam. 

Sempre há surpresas nestes encontros. A novidade deste ano ficou por conta do médico Mário, que afirmou ser ex-morador na década de 80 e atualmente é vizinho da Residência. Mário contou suas aventuras na UFBA, os bastidores de membros da elite baiana e se emocionou ao lembrar que foi ele quem deu a triste notícia a família do militante político Santa Bárbara assassinado pela ditadura militar.

A Família crescendo

Aniversário da pequena Helena. Foto: facebook de Hudson Sampaio
Não é fácil organizar o encontro. Depois que os estudantes se formam, cada um busca a sobrevivência em cidades e até em países diferentes. Mas tudo indica que Victor Paulo terá um grande trabalho pela frente, já que a presença de crianças têm se tornado uma marca no evento.

Carla com sua filha Tarsila
Foto: facebook de Carla
O analista tributário e formado em Ciências Contábeis, Hudson Sampaio, levou sua filha Helena de 04 anos e em breve um novo bebê chegará à família. Filipe Leão, analista da CGU, também é outro que muito em breve comparecerá ao encontro com filho nos braços. A sua esposa Daniela Benevides está quase na hora de dar luz a Otávio. Daniela também é ex-moradora da Residência da UFBA. Filipe costuma dizer que a UFBA deu quase tudo a ele: estudo, casa, comida e esposa. O professor Mário Ângelo Barreto, historiador, leva seu filho Daniel, 08 anos, todos os anos. Já se tornou mascote do encontro. A professora Carla Meira, formada em Teatro, também encantou a todos com sua linda filha Tarsila.

O veterano Edson Santana, formado em Ciências Contábeis e servidor da UFRB, informou que seus filhos já possuem asas próprias, inclusive o mais velho acabara de se formar e o mais novo é acadêmico. Quem ainda não ampliou a ‘família senzaleira’, seus nomes serão citados ao provar a doce fertilidade da vida. Não é uma cobrança, mas apenas uma condição. A exigência mesmo é a presença, em 2018, para mais uma edição do bloco senzala. 

Matérias Relacionadas
Crise política impede bloco Senzala de participar do carnaval

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.