3 de fevereiro de 2018

Morro do Pai Inácio ganha escadarias para facilitar o acesso


O visual do Morro do Pai Inácio é considerado o grande cartão postal da Chapada Diamantina. Situado no município de Palmeiras, o morro fica ao lado da BR 242 (no km 345), onde chega-se facilmente de carro. O Morro do Pai Inácio chega aos 1.150 m de altitude. Com uma vista fascinante, de onde se observa morros famosos como o do Camelo e os Três Irmãos, o atrativo tem o pôr do sol mais famoso da região, levando centenas de pessoas ao seu topo para contemplar o visual.

O passeio pode ser feito de carro até um estacionamento e depois segue-se a pé durante aproximadamente 25 minutos de subida íngreme pelos lajedos, em um terreno razoavelmente acidentado. A caminhada é considerada leve por alguns e mais penosa para outros.
Melhorias no acesso

Devido ao volume e à diversidade de visitantes que o atrativo vem recebendo – estima-se que em torno de 50 mil pessoas passaram pelo Morro do Pai Inácio no último ano. Na última sexta-feira (02), a prefeitura municipal de Palmeiras, através da secretaria de desenvolvimento econômico e sustentável, entregou intervenções que irão oferecer maior segurança, acessibilidade e mobilidade no Parque Natural Municipal Morro do Pai Inácio. Para isso, foram instaladas escadarias com corre mão e parapeitos em locais estratégicos.
As obras concluídas tiveram o aval da presidente nacional do IPHAN, Katia Bogea, que declarou que “a intervenção melhorou muito o acesso. Um patrimônio como o Pai Inácio merece, sim, garantir o acesso ao máximo de pessoas possíveis”. Além dela, estiveram presentes também o prefeito de Palmeiras, Ricardo Guimarães, o secretário de desenvolvimento econômico e sustentável, Marcelo Issa, Hermano Guanais, diretor do patrimônio imaterial do IPHAN, Maria Paula, antropóloga do IPHAN, Mateus Xavier, técnico arquiteto do IPHAN, Fernanda Pereira, assessora de comunicação do IPHAN, Yara Gonçalves, que faz parte da equipe da SEDESP e é Coordenadora geral do GAP, e o guia e monitor Gilson Santos.
Quem é Pai Inácio?
Diz a lenda que este nome refere-se a um escravo que namorava às escondidas com a filha de um coronel. Perseguido por seus capangas, Inácio teria subido o morro e, sem ter para onde fugir, pulou com um guarda-chuvas aberto, para amenizar a queda. Segundo a tradição popular, o escravo conseguiu sobreviver.
Atrativo

Distâncias de carro saindo de: Palmeiras 28 km; Lençóis 26 km: Andaraí 100 km; Mucugê 148 km.
Horário de visitação: 9h às 17h
Taxa de visitação: R$ 6,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.