15 de novembro de 2012

PROAE-UFBA abre inscrições para Bolsas e Auxílios

Poderão concorrer às vagas apenas os estudantes de graduação da UFBA que estejam cursando a primeira habilitação

 

Auxílios contemplarão estudantes de graduação
O Pró-Reitor de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da UFBA, professor Dirceu Martins, informa que estão abertas as inscrições para o processo seletivo dos Programas de Moradia (Serviço de Residência Universitária, Serviço de Hospedagem e Auxílio Moradia), Serviço de Alimentação, Auxílio Transporte e Cadastro Geral para estudantes dos campi de Salvador, através do Edital 04/2012 da PROAE. O Edital está disponível para consulta no endereço eletrônico www.sisper.ufba.br, na seção "Editais PROAE".

Poderão concorrer às vagas disponíveis neste edital apenas os estudantes de graduação da UFBA que estejam cursando a primeira habilitação (que não tenham concluído outro curso de graduação) e que pertençam a famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com renda familiar per capta de até um e meio salário mínimo. As inscrições serão realizadas na Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE), localizada na Rua João das Botas, No 27, no bairro do Canela, no período de 12 a 29 de novembro de 2012.

Neste edital estão disponíveis cento e dezesseis vagas nas Residências Universitárias, distribuidas nas cinco casas que oferecem moradia para os estudantes da UFBA, com setenta e seis vagas disponíveis na nova residência situada na Avenida Garibaldi, inaugurada no dia 04 de julho deste ano, sendo que duas destas vagas estão reservadas para usuários de cadeiras de rodas. O Pró-Reitor orienta aos estudantes que pretendam solicitar auxílios diversos na PROAE, incluindo a participação em projetos do Programa Permanecer, a realizar suas inscrições neste edital através da opção "cadastro geral".

Fonte: UFBA


 DICA ESTUDANTIL
"Eu morei na Residência da UFBA e valeu a pena"

Mesmo muitos pensando contrário, afirmo que a UFBA ainda é a melhor Universidade para os estudantes de baixa renda estudar. Certamente, muitos alunos do interior da Bahia não se inscrevem na UFBA imaginando um sonho irrealizável ou autoestima baixa. 

Mário Ângelo com seu filho Daniel Barreto
Ao contrário! Além de ser uma referendada Universidade da Bahia, a UFBA possui uma política de assistência estudantil para alunos de baixa renda. Sei que ainda falta muito para ser uma assistência ideal, fui Representante das Residências duas vezes e vi as carências de perto, mas a política estudantil oferecida ainda é o que tem de melhor referência para quem não possui grana e pensa em cursar uma graduação na capital do estado.

Além de oferecer as três refeições, moradia bem localizada em Salvador, custo de viagens acadêmicas e não pagar nenhuma taxa da Universidade, a Residência possibilita um intercâmbio diário com diversos estudantes de variadas áreas do conhecimento. Até mesmo estudantes e professores do exterior recebemos na moradia estudantil da UFBA. 

Outro fator importante em lembrar é que a administração do modelo é democrático, a partir de uma cogestão entre estudantes eleitos e a UFBA, através da recente Pró-Reitoria criada. Tenho saudades. Morei lá entre 1998 a 2002, cursando História e indico para quem deseja possuir uma profissão e se aventurar na busca da liberdade intelectual. Hoje, curso Direito e o edital me impede de participar novamente, mas sou muito grato em ter sido selecionado e vivenciado a excelente experiência. Valeu a pena!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.