10 de fevereiro de 2018

População de Madre de Deus reivindica regularização do abastecimento de água

Moradores protestaram contra contra a Embasa
Cerca de 40 moradores da cidade de Madre de Deus, 60 km de Salvador, foram às ruas cobrar da Empresa baiana de abastecimento de água e esgoto – Embasa, melhorias no fornecimento de água do município. A manifestação aconteceu na manhã de sexta-feira (09) em frente a Embasa e circulou pela orla da cidade.

A manifestação foi organizada pelas redes sociais. Para uma das organizadoras, Tamires Barreto, ‘este foi o primeiro ato conscientizando as pessoas’ para resolver o problema. Tamires diz que em Madre de Deus ruas ficam até 15 dias sem água. O advogado Thiago Nagy, também foi um dos organizadores. Nagy cobra a volta do ‘estabelecimento imediato da água’, que a Embasa se pronuncie oficialmente e explique como é feito a distribuição de água por ruas.

Não é de hoje

Madre de Deus sofre com a irregularidade do abastecimento há anos, principalmente no verão, quando a cidade recebe mais de 40 mil turistas. Os moradores fazem de tudo para suprir a falta d´água. Estivemos na casa de Seu Bernardo Guedes, morador do centro da cidade. Guedes disse que usa a criatividade e aproveita a água da chuva para suprir as necessidades básicas, porém, não recebe com regularidade a água da empresa de abastecimento – a embasa, mas os recibos chegam todos os meses.

Carros-pipas tentam suprir a carência, mas atender com qualidade a quase 20 mil habitantes e muitos turistas é praticamente impossível. A bela cidade conta com uma economia invejável.  Madre de Deus é uma cidade portuária, responsável por transportar petróleo e seus derivados para boa parte do Brasil, mas não tem a devida atenção do Estado no abastecimento de água.

Os organizadores da manifestação tiveram uma conversa oficial no escritório da Embasa no município. Segundo eles, a empresa ficou de emitir uma nota oficial do problema e que esforços estão sendo feitos para normalizar o abastecimento. No grupo de whatsapp formado pelos líderes, moradores ainda reclamam que a água não chegou a diversas moradias.

Assista ao vídeo




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.