14 de março de 2012

Eleições Municipais na Bahia

"Entre o povo honesto tem ladrão, gente desonesta, gente mentirosa, trapaceira"


Quando falamos de eleições municipais podemos identificar três classes de gente que fazem das eleições na Bahia algo extremamente particular neste processo eleitoral: O Povo, Os políticos e a desgraça dos articuladores! Vejamos então como se apresentam cada categoria:

O Povo, apesar da fama de bonzinho, coitadinho e inocente, está sempre a barganhar voto e isso fortalece o estupro da democracia. Afinal temos que reconhecer que entre o povo honesto tem ladrão, gente desonesta, gente mentirosa, trapaceira. Entre o povo tem gente sem escrúpulo e que escondido no "meio do povo" se faz de santo pra tirar proveito no período das eleições. Desde o super faturamento ao vender os espaços nos muros de suas casas para propaganda dos candidatos até os conchavos que são feitos tendo como garantia os votos de toda a família, incluindo, sem que o candidato saiba, os votos do cachorro e do papagaio.

Do outro lado do Povo tem os políticos. Não precisa dizer que entre os políticos também tem ladrão, desonestos, mentirosos... Que por estarem infiltrados entre os políticos honestos, fazem cada vez mais o povo acreditar que "todo político é corrupto". Creio que não fizeram um estudo sobre a honestidade dos políticos, o que vejo é a mídia destacando os corruptos, pois esse tipo de notícia vende: - Quem lá quer saber de tal fulano que faz o que tem que fazer no seu mandato de vereador, prefeito ou deputado? Essas coisas não fazem o Ibope subir!

Nada disso é novidade nem para mim nem para o leitor... O que me parece surgir de forma camuflada e que ainda não se escreveu sobre eles (eu acho) é uma categoria de gente que nem é povo, nem é político: são aqueles articuladores que não conseguem ser povo e nunca conseguirão vencer um pleito, mesmo que tentem (a maioria nem tenta). Esses são umas desgraças! Acendem uma vela para Deus e outra pro Diabo. Espalham discórdias e fofocas em cada canto da cidade e ficam de camarote vendo que bicho vai dar, estudando que proveito vai tirar!

Nunca tomam partido de forma declarada até que tenha a certeza dos resultados da eleição e tem a habilidade de fazer o povo e os políticos acreditarem que serão fieis até a morte. No final, sempre estão presentes durante o mandato do candidato eleito ocupando um cargo que garantirá quatro anos de caviar, rodízios e vinho importado. Seu principal Álibi é o povo que pensa que pensa, mas só se deixa enganar, pelos políticos, pelos articuladores e por ele mesmo.


Cátia Garcez
Professora, Escritora, Artista e contribuidora do Blog
catiagarcez@hotmail.com




Leia outras matérias escritas por Cátia:

Receita de Felicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.