15 de agosto de 2017

Cidade de Serra Preta completa 295 anos

Nosso blog produziu um vídeo em comemoração ao aniversário da cidade
Foto: Youtube
15 de agosto é a data para se comemora o aniversário da cidade de Serra Preta. Com menos de mil habitantes, Serra Preta resiste ao tempo. Em 1722, foi elevada a condição de Vila. Em 19 de dezembro de 1953 conquistou sua emancipação política do município de Ipirá.

A partir dos anos 70, Serra Preta viu sua hegemonia cair por terra. Além de ser esquecida pelo governo Estadual, a cidade foi superada pelos distritos e povoados do próprio município. O Bravo e Ponto de Serra Preta são os maiores centros urbanos, respectivamente.

Hoje, a cidade só tem a esperança para comemorar. Sua arquitetura histórica enfrenta a ruína e a substituição de novas construções. O poder local não conta com recursos suficientes para revitalizar de imediato, mas pensa políticas públicas de recuperação da memória e de uma agenda sustentável para o local.

O tombamento e uma agenda cultural anual são algumas saídas em médio prazo para o fortalecimento da economia da cidade. Segundo o prefeito Aldinho, a sua gestão está totalmente aberta para discutir o que for necessário para a recuperação da cidade. Este ano, a prefeitura realizou o maior e mais badalado São Pedro. No último fim de semana, de forma inédita, preparou uma série de atividades e serviços públicos para comemorar o aniversário dos 295 anos.

Além do desafio da agenda cultural, enriquecida com festival de música, cinema e literatura, a cidade de Serra Preta precisa manter a secular Capina do Monte, a despoluição do Tanque dos Milagres, um destino autossustentável para as terras públicas da Caboronga e investimento no turismo. Não é fácil, mas com certeza será o grande presente que a cidade merece com seus 295 anos de resistência. Parabéns, Serra Preta!

Assista ao vídeo que preparamos como presente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.