14 de junho de 2016

Multidão participa da alvorada de Santo Antônio

Multidão participa da alvorada de Santo Antônio em Bravo de Serra Preta
Como todos os anos, o mês de junho é marcado pelo trezenário de Santo Antônio em Bravo, distrito de Serra Preta, 170 km de Salvador. É bem verdade que a festa já foi bem mais valorizada pelos católicos e simpatizantes, mas a alvorada ainda é um dos grandes atrativos da festa religiosa.

Uma charanga e cerca de 1500 pessoas circularam pelas ruas do Bravo comemorando o dia de Santo Antônio, 13 de junho. O evento começou a partir de 4h da manhã, logo após a benção do terço. O ponto de partida foi na frente da Igreja Santo Antônio em Bravo, que passa por uma completa reforma.

Em cada rua que passava, a alvorada ganhava dezenas de adeptos. Teve de tudo no circuito, até mesmo jovens mal-educados que perturbaram o bom andamento do evento. Como bem frisou o acadêmico em História, Rodriggo Santana, a alvorada é marcada pelo religioso e pelo profano. Marchinhas de carnaval animaram a multidão. Próximo da festa junina, um bom licor foi o combustível de vários ‘católicos’.

Este ano, representantes da família de Seu Melquiades Figueredo, idealizador do evento, prestigiaram a alvorada e se emocionaram com a tradicional festa religiosa. “Estou aqui hoje feliz e muita emocionada com a festa”, declarou Zeni Figueredo, filha de Seu Melquildes. Para o genro Enock Lacerda, é preciso manter a tradição e que toda a família deveria participar todos os anos.

Já era seis da manhã quando a alvorada chegou a seu destino final, em frente da igreja, porém, centenas de fieis garantiram a animação. A charanga tocou ainda algumas marchinhas antes de encerrar de vez a alvorada. Os participantes aprovaram o festejo e rezam para a chegada do próximo ano. 

Assista ao vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.