17 de setembro de 2017

Serra Preta vai construir cinco açudes de grande porte

Serra Preta sofre com a estiagem. Foto: Sandro Sena
O município de Serra Preta tem passado por grandes dificuldades em razão da estiagem e a falta de políticas públicas necessárias de convivência com a seca. Embora há de considerar os avanços alcançados nos últimos anos com o programa de cisternas, luz para todos, ganho real do salário mínimo, apoio a economia familiar (...) pelos governos petistas, ainda o município não conquistou a segurança alimentar e hídrica.

Com o aquecimento global, a previsão hídrica para o semiárido não é das melhores. Visitando a zona rural de Serra Preta com o Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Hélio Alves, com o geógrafo Sandro Sena e com o morador Marcelo percebemos o tamanho do trabalho a ser feito. Segundo Hélio, o semiárido perdeu quase 300 mm de chuva dos últimos 10 anos.

Na região do Morro do Curral, Pistola e Araticum não é difícil de perceber um intenso processo de desertificação. Conversando com Seu Antônio, trabalhador rural, ele lembra que o riacho, que corta a sua propriedade, secava, mas sempre restava ‘poços’ de água que serviam para os animais. Atualmente, o riacho é apenas um risco enorme nas terras férteis da região.
Seu Antonio passa informação ao Secretário Municipal sobre a região
Mas nem tudo está perdido. Seu Antônio faz questão de relatar o alto volume de água que desce da linda Serra da Tromba em período de trovoadas. “Aqui, o riacho passa com muita força, vira um mar de água”, informa. O que se precisa na verdade é evitar que esta água toda volte para o mar.

Para o secretário Hélio Alves, apostar na construção de bons reservatórios e em lugares estratégicos sejam a saída para que o sertanejo tenha água durante todo o período de estiagem. E foi isso que fomos acompanhar. O secretário colocou o pé na lama, pois chovia no momento, e começou a buscar por esses tão sonhados lugares estratégicos.

A imponente Serra da Tromba tem grande importância na formação do riacho

2015 foi o ano que o riacho correu forte,segundo Seu Antônio
Quase noite, mas a busca do local estratégico do açude continuou
O riacho apresentado por Seu Antônio tem um potencial muito forte de correnteza. Segundo o secretário, o modelo de convênio com o Estado e com a Prefeitura é de construções de barragem de terra. Sendo assim, o local estratégico precisa ser de um bom volume de água, mas de corrente mansa. O indicado por Seu Antônio teria que ser uma barragem de alta resistência, construída com pedras e concreto.

Sob a chuva fina, a pesquisa continuou intensamente pelo sertão
Buscando outro local na região, moradores apontaram uma área possível. Já estava quase anoitecendo quando a alegria do secretária parecia ter encontrado ouro. E era. Segundo Hélio Alves, o local apresentado é excelente e formará uma lâmina d´água enorme. “Acredito que este açude terá um volume de água cinco vezes maior que o açude do Bravo”, aposta. O açude do Bravo foi construído na gestão de Zelito Leite e é um dos únicos que resiste a estiagem, juntamente com o Tanque dos Milagre na Sede.

Saímos alegres e com a certeza que a construção de cinco açudes em Serra Preta será decisivo para tirar o município da rota da sede extrema. “Você já estão convidados para o churrasco de inauguração”, grito um morador na nossa despedida. Breve, nosso blog deseja registrar este momento.

Matérias Relacionadas




Um comentário:

  1. Vai ser muito bom para nossa regiao Serra-Pretense, belo projeto...

    ResponderExcluir

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.