17 de dezembro de 2015

MADRE DE DEUS VISTO DO ALTO: Entrevista com Ozemil Amorim

"Faço tudo isso sem nenhum tipo de remuneração, é por gostar mesmo".

Ozemil presenteou Madre de Deus com belas fotos aéreas
Os internautas de Madre de Deus receberam com surpresa as belas fotos aéreas da cidade esta semana, através do facebook. Quem presenteou a terra dos cururupebas foi o paulista de Nova Odessa, Ozemil Oliveira de Amorim. Ozemil, 37 anos, motorista carreteiro, tem como lazer voar de paramotor e fotografar as cidades por onde transita com seu caminhão. Nos pequenos intervalos de carga e descarga, Ozemil aproveita para fotografar sua passagem nos locais de trabalho, porém, não é fazendo uma simples selfie. O olhar de Ozemil vem nos ares. As fotos aéreas são surpreendentes! Ozemil garante que esta atividade é mais segura que rodar pelas estradas brasileiras com seu caminhão. Fotografa por puro prazer. Não recebe nada por isso. Tudo custeado por ele mesmo, mas diz que a recompensa se traduz em ver as pessoas admiradas com as imagens de sua cidade lá do alto. Vale a pena ler a entrevista.
 
Orla de Madre de Deus - Bahia
Blog – Fomos surpreendidos com belas fotos aéreas da cidade de Madre de Deus. Como surgiu este projeto?

Ozemil: Sempre fui apaixonado em voar, quando criança eu sonhava estar voando, bastava um avião passar em cima de casa que eu logo corria pra ver. Em um belo dia de calor, resolvi ir a praia com a família, foi quando vi pela primeira vez uma pessoa voando com paramotor. Foi paixão a primeira vista. Voltei para casa já decidido em comprar um e voar também, e assim o fiz. Hoje, sou motorista carreteiro, transporto combustíveis. Eu saia para viajar, passava vários dias na estrada e não via a hora de chegar em casa para curtir um voo com os amigos. Sempre tem um espaço de tempo entre carga e descarga. Pensei bem e resolvi carregar meus equipamentos de voo no caminhão. Nesses espaços de tempo, faço os meus voos. Com isso, já voei em mais de dez Estados brasileiros e inúmeras cidades. Cada voo para mim é uma história.

 Blog– É sua especialidade fotografar a partir de ângulos tão radicais?

Ozemil: Não, não é minha especialidade fotografar! Apenas consegui juntar três coisas que gosto de fazer em uma só profissão: viajar, voar e fotografar. Logo eu percebi que as pessoas gostavam de mais de ver suas cidades lá de cima, e realmente, lá de cima tudo é muito lindo. Foi quando decidi fazer histórias por onde passo. Eu quase nem acreditei quando vi um álbum meu do facebook tendo mais de 500 compartilhamentos. Almirante Tamandaré (PR) todinha comentou as fotos, isso pra mim foi prazeroso, tal como meu álbum de Madre de Deus, que já passou dos cem compartilhamentos. Hoje, se eu decolar sem minha câmera fotográfica, pra mim, o voo está incompleto. Faço tudo isso sem nenhum tipo de remuneração, é por gostar mesmo.

Blog – Qual o risco potencial nesta profissão?

Ozemil: Bom, nesse meu caso, o risco maior é viajar de caminhão. Agora, quanto ao paramotor é 100% seguro. Lá em cima não tem estradas cheias de buracos, não tem semáforos, não tem assaltos, não corro o risco de ser atropelado, não tem policiais corruptos para me parar só para pedir dinheiro, trânsito intenso nem pensar, quer dizer, o risco em voar é zero.

Blog – Quais os equipamentos necessários para o sucesso neste tipo de fotografia?

Ozemil: Nesse caso, eu uso o paramotor, que é um parapente acoplado a um motor; a câmera é uma semiprofissional de zoom digital. O zoom digital é necessário porque eu tenho que fotografar apenas com a mão esquerda. A mão direita fica ocupada com o acelerador do motor e o direcional (batoque) direito.

Blog – Para fotografar Madre de Deus, qual foi à estratégia? Você já conhecia a cidade?

Ozemil: Eu não sigo uma regra para fotografar. Logo após a decolagem, eu já começo a fotografar. Depois, eu faço uma seleção e publico as fotos. Não tive dificuldades em fotografar Madre de Deus porque ela é toda linda e já estive por aqui várias vezes.

Blog – Há um novo trabalho semelhante para este verão?

Ozemil: Ainda não. Tudo depende das minhas viagens, porque eu viajo para vários lugares do Brasil. Se eu estiver por aqui (Madre de Deus) será um prazer.

Blog – Quais as dicas para quem deseja se aventurar nesta profissão?

Ozemil: Não tenho como profissão, porém, se alguém quiser é muito fácil: basta procurar um instrutor de voo e se informar quanto ao tipo de equipamentos se adequa a ele. Adquirindo os equipamentos é só fazer o curso e bons voos. O voo de paramotor é 100% seguro. Basta fazer tudo certinho e jamais desafiar a natureza.

Blog – Parabéns, nossos leitores agradecem pelo excelente trabalho!

Ozemil: Eu que agradeço o carinho dessa cidade maravilhosa. Aqui, sou muito bem recebido. Obrigado!


Veja algumas belas imagens da cidade de Madre de Deus

Entrada da cidade de Madre de Deus
Estádio Municipal, Área de Lazer e a orla da cidade
Zona urbanizada. Ao fundo, o porto marítimo da petrobrás
Orla principal de Madre de Deus
Bela praia de Madre de Deus
Porto marítimo em Madre de Deus - Baía de Todos os Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.