13 de setembro de 2017

Mais um semestre chega ao fim na Faculdade de Direito - UFBA

Tradicional Faculdade de Direito da UFBA
Poucas horas dormidas, mas com o fim do semestre 2017.1 na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, o momento agora é aproveitar os dias de “férias” para respirar um pouco, ler e dormir mais. O calendário da UFBA está atrasado por causa do movimento grevista que reivindicava melhorias estruturais e melhores salários para servidores.

Certamente, em 2018 o semestre será regularizado, mesmo no ano que pretendo concluir o curso. Aproveito para agradecer os professores do semestre. Ficará na memória a alegria do professor Cláudio Dias, a simplicidade de Raissa Pimentel e a irreverência de Fabiano Pimentel, que fechou o semestre com o simulado do Tribunal do Júri.

O simulado foi, sem dúvida, o ponto alto. Organizados pelos alunos do Curso de Prática Jurídica Penal, com a coordenação atenta dos professores Fabiano Pimentel e Misael Bispo, o Tribunal do Júri simulado contou com a presença do Juiz de Direito Cássio Miranda.

O Tribunal do Júri, instituído no Brasil desde 1822 e previsto na Constituição Federal, é responsável por julgar crimes dolosos contra a vida. Neste tipo de tribunal, cabe a um colegiado de populares – os jurados sorteados para compor o conselho de sentença – declarar se o crime em questão aconteceu e se o réu é culpado ou inocente. Dessa forma, o magistrado decide, conforme a vontade popular, lê a sentença e fixa a pena, em caso de condenação.

Para o Juiz Cássio Miranda, o Tribunal do Júri é o palco do julgamento democrático, onde a sociedade participa através dos jurados formado por populares. Um pequeno resumo audiovisual foi editado, que nosso blog compartilha com todos. Até o próximo semestre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.