27 de dezembro de 2015

Chove granizo em Bravo de Serra Preta

Imagem: PBJ
O vereador de Serra Preta, Magno Souza, registrou, através de seu celular, chuva de granizo em Bravo, distrito de Serra Preta, 170 km de Salvador. Magno postou o vídeo em sua rede social e ficou surpreso com o fenômeno.

A chuva de granizo, segundo o vereador, aconteceu na tarde de sábado, 26. Comentários de internautas atestam que no Ponto de Serra Preta, 15 km do Bravo, também ocorreu o fenômeno. Pelo vídeo é possível perceber que a tempestade de verão foi acompanhada de raios e trovões.

A perplexidade do vereador é motivada por se tratar de uma região semiárida e que atravessava por uma seca considerável.  A chuva de granizo, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), pode ocorrer mesmo em regiões semiáridas e já foi registrada anteriormente em diversos locais do nordeste. “O fenômeno ocorre quando a chuva se desenvolve de forma muito vertical, acompanhada de ventania. Com a formação de nuvens em grandes altitudes, onde a temperatura é muito baixa, as gotículas são congeladas e caem formando gelo”, confirma.

De fato, não é a primeira vez que o fenômeno acontece em Bravo de Serra Preta. Em meados da década de 90, uma forte chuva de granizo aconteceu durante a madrugada em Bravo, que resultou na morte de centenas de pardais. O fenômeno foi acompanhado de uma grande tempestade, alagando ruas e derrubando parte da rede elétrica. Além disso, moradias e o clube Bravolândia foram parcialmente destruídos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.