22 de dezembro de 2015

ANDARAÍ: De volta ao Buraco da Judite

Muito sol e calor na Chapada Diamantina
Pegamos a estrada rumo a Chapada Diamantina. Pela segunda vez, (veja o vídeo da primeira viagem) decidimos voltar ao ponto turístico do Buraco da Judite para conhecer a cachoeira local. Chegando à cidade de Andaraí, que fica há 432 km de Salvador, partimos mais 3k até a trilha que dá acesso ao Buraco da Judite.  

A trilha é tranquila. É possível observar que a região sofreu com as queimadas. Ruína de pedras encontrada nos leva a crer, que num passado recente, moradores fixaram residência próximo ao Rio. Por volta de 2h, chegamos novamente ao Buraco da Judite. Os desafios são enormes e a correnteza estava relativamente forte.

Em busca da cachoeira, rio acima, foi possível apreciar a vegetação, animais rasteiros e muitas pedras sobre pedras. A cada queda d´água era como ganhar um presente da natureza, com sua beleza extraordinária. Um fato triste foi perceber a falta de educação de alguns visitantes, que põem em risco a sustentabilidade ecológica da Chapada. Latinha de cerveja e outros objetos descartáveis foram jogados nas margens do rio.

Para os nativos, percorrer rio acima é o cotidiano, mas para os turistas, tudo é novidade. Coragem faltou para se banhar na cachoeira do Buraco da Judite. Apenas o nosso guia achou tranquilo e nos fez inveja ao se banhar na cachoeira, porém, valeu apena o esforço e o contato natural com a Chapada Diamantina.

Assista ao vídeo. 



Matéria Relacionada
CHAPADA DIAMANTINA: Uma viagem ao centro do paraíso


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.