4 de março de 2015

CHAPADA DIAMANTINA: uma viagem ao centro do paraíso

Andaraí é o centro da Chapada Diamantina
Próximo a Andaraí, Rio Garapa é um dos melhores locais da Chapada
O município de Andaraí, 420 km de Salvador, é de fato o centro da Chapada Diamantina. Com seus inúmeros rios, praias fluviais, cachoeiras e a bela serra do Sincorá, Andaraí ainda é pouco conhecida pelos turistas baianos.

A sede do município ainda há fortes traços de um passado glorioso do diamante. Com seus casarões históricos, a cidade de Andaraí é mágica e tranquila. Conversando com os moradores, foi fácil perceber o orgulho de ser morador da localidade. Saindo da BR-242, viaja-se mais 52 km até a sede.

Ao se aproximar, já se percebe a beleza que cerca a cidade de Andaraí. O resto de mata nativa que beira a BA-142 é maravilhoso. Vale a pena baixar os vidros do carro, desligar o ar condicionado, enfrentar o calor da Chapada, sentir o ar puro e o cheiro irresistível da flora. Algumas pessoas têm medo, mas a ponte, longa e estreita, sobre o Rio Santo Antônio é cenário de filme.

Chegando de fato na cidade, a tranquilidade do local faz qualquer vítima dos problemas urbanos esquecer as grandes cidades. Diversos rios tangencia a cidade de Andaraí, com destaque para o poderoso Paraguaçu. Seguindo em direção ao distrito de Igatu, que vale a pena também conhecê-lo, o Buraco da Judite é encantador. Águas correntes e frias, cachoeira e muitas pedras sobre pedras, com vista para a serra do Sincorá, faz do local um dos mais belos da Chapada.

O Buraco da Judite não é muito conhecido dos turistas que frequentam a Chapada. Mesmo alguns moradores de Andaraí desconhecem. Para Junior Cirineu, é melhor que continue desconhecido do grande público para garantir a preservação do local. Ao mesmo tempo, diz que seria egoísmo não oportunizar outras pessoas a conhecer o balneário.

Para fechar a visita a Andaraí com chave de ouro, ou melhor, de diamante, uma visita sem pressa ao rio Garapa, 18 km da cidade, é de lavar a alma. Esse rio possui corredeiras e quedas de águas cristalinas. Só o caminho a percorrer já seria um passeio inesquecível.  O contato com a mata fechada e o encanto do local são indescritíveis.

Cada pessoa que vai a Chapada tem seu olhar próprio. Há inúmeras dicas a ser visitadas. Porém, os locais abordados são de pouco conhecimento do público e das empresas de turismo. O poder público de Andaraí peca em não facilitar a informação aos visitantes. Outra observação que faço da Chapada é a apropriação do local por mercenários, que cobram ‘taxas’ por conta própria, sem regulação do poder público, valor arbitrário e muitas das vezes sem prestação de serviço - apenas cerca o local desejado. Se liga, galera! Este paraíso não tem dono!

Matérias Relacionadas
CHAPADA DIAMANTINA: Paraíso perdido ou reencontrado
Festival de música de Igatu
Programa Aprovado em Igatu
Programa Mais Você em Andaraí


Assista ao vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.