6 de outubro de 2013

O ELO PERDIDO: Serra Preta precisa ser TOMBADA como patrimônio baiano

Um pedaço da história da Bahia pouco conhecido pelos baianos 
 
Cercada pelo latifúndio e esquecida no tempo
Rua Cel João Reis. Há uma placa na esquina informando o ano de 1915

Em decadência econômica, a cidade de Serra Preta teve seu passado de glória. Importante entreposto comercial e parada obrigatória para quem se aventurava conquistar sertão, a cidade foi fundada em 1722 (ler mais sobre sua história).

A conquista portuguesa sobre os índios PaiaiáS na região, obrigou os conquistadores a fundar a cidade numa área estratégica, encostada na Serra do Taquari e na beira de uma nascente de Rio. Grandes florestas escureciam o local antes do sol se pôr – origem do nome Serra Preta.

Hoje, muita coisa mudou. Floresta só relatos. Da nascente de rio sobrou apenas o Tanque dos Milagres, conhecido pelos moradores como Tanque Velho. Cercada pelas maiores elevações montanhosas da região, a cidade de Serra Preta conta com um gigante ao oeste: a Serra Grande possui mais de 600 m de altitude.

Abandonada pelo tempo e sem políticas públicas, Serra Preta ainda conserva sua arquitetura do século XIX. O latifúndio cercou há anos o sítio urbano. Serra Preta conta com menos de 900 habitantes, uma das menores cidades da Bahia. Talvez por isso seus casarões, igreja e calçamentos ainda conservam os traços do passado. Porém, nosso blog volta a chamar a atenção para o tombamento Municipal, Estadual e Federal deste patrimônio. Sem dúvida, se Serra Preta fosse localizada em outro Estado mais importante da federação, possivelmente seria patrimônio brasileiro.

Vale a pena redescobrir Serra Preta. Resgatar a sua história, conservar seus casarões e fortalecer a população local, majoritariamente negra, é obrigação do poder público. A riqueza da cidade de Serra Preta está na sua memória, que se perde a cada dia. Qual a cidade baiana que surgiu em 1722, cem anos antes da Independência do Brasil? TOMBAMENTO JÁ!

 NOTA:
O tombamento é o ato de reconhecimento do valor cultural de um bem, que o transforma em patrimônio oficial e institui regime jurídico especial de propriedade, levando em conta sua função social. Um bem cultural é "tombado" quando passa a figurar na relação de bens culturais que tiveram sua importância histórica, artística ou cultural reconhecida por algum órgão que tem essa atribuição.

O nome tombamento advém da Torre do Tombo, o arquivo público português, onde eram guardados e conservados documentos importantes. Fonte: Wikipédia


Fotos: Tanúbio Oliveira
Visite a página do Facebook Serra Preta

Conheça mais Serra Preta


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.