21 de março de 2012

Abandonado pelo Poder Público, Tanque Velho de Serra Preta 'sobrevive' a própria sorte

Se Serra Preta fosse um Município sério, responsabilidades deveriam ser apuradas
A riqueza, que parece ninguém conhecer, morre aos poucos
Empresa de pavimentação da BA 120 retira água do Tanque Velho
Serra Preta é mesmo um município sem memória. O chamado Tanque Velho de Serra Preta deveria ter semelhante valor histórico quanto ao Dique do Tororó para Salvador. São poucos que conhecem a história daquela Lagoa na entrada de Serra Preta. Conversando com alguns moradores, todos afirmaram que a Lagoa é mais velha que a própria Serra Preta. Trata-se de uma aguada natural. Certamente, os índios Paiaiás bebiam da água da Lagoa. 

Brás Reis, provavelmente primeiro homem branco a pisar no local, em 1673, também se hidratou no Tanque Velho de Serra Preta. Não é difícil de perceber que a região tornou-se estratégica e disputada por portugueses. Tanto é verdade que em 15 de agosto de 1722 uma vila foi edificada. Serra Preta nasceu por causa do Tanque Velho. Água no semiárido é ouro. 

Degradação e Desrespeito

Muitos também afirmam que o Tanque Velho foi uma nascente de riacho. A agressão história da densa mata que cercava o local e a escassez de chuvas alteraram a potencialidade da Lagoa, gradativamente. Com a urbanização do local, a Lagoa foi apenas consumida, sem grande preocupação na preservação. 

Quando cidade, a partir de 1954, Serra Preta já contava com o Tanque Velho totalmente poluído. A população local passou a sofrer de uma doença crônica, esquistossomose, devido ao abandono da histórica Lagoa. Falaram-se em até aterrar a velha Lagoa como solução para o problema. Mas a população não tinha alternativa de abastecimento de água e o Tanque Velho resistiu, mesmo como depósito de esgoto da cidade. 

Jamais ouvi um governante apresentar um projeto para revitalizar o Tanque Velho. Como não se fosse pouco, mais uma agressão é registrada atualmente sobre a Lagoa: milhares de litros são retirados indiscriminadamente do Tanque Velho para pavimentar a BA 120. A obra é importante, mas destruir o que deveria ser sagrado se Serra Preta fosse um município sério, é um crime!  O pior é o poder público assistir tudo como se fosse normal. A população local também mal informada não luta por seu verdadeiro patrimônio histórico. Em cidades em que sua memória é respeitada, população já teria abraçada a Lagoa e reivindicado melhorias. 

Mas acredito que não seja ruindade, e sim desinformação. Serra Preta não é retratada em seu curriculum escolar de forma crítica. Datas, locais, pessoas, fatos são ignorados diariamente em Serra Preta. Não se pode transformar o que não se conhece. Mas ainda há tempo de "matar os monstros que emergiram da lagoa", pois o Tanque Velho ainda resiste.


Mário Ângelo S. Barreto
Historiador, Administrador do Blog e Acadêmico de Direito (UFBA)

Matérias Relacionadas:
Serra Preta precisa mudar sua mentalidade ecológica
Prefeito Adeil tenta justificar corte de árvores



2 comentários:

  1. Parabéns pela matéria e pelo blog, vc está ajudando despertar consciências!

    ResponderExcluir
  2. Não sei pra que se nomeia Secretário na Prefeitura de Serra Preta, pouco se faz, não são criativos. Acho que estão apenas pelo dinheiro! As boas ideias que vejo surgir é no blog do professor Mário Angelo, mesmo assim o pessoal não copia. Se Mário fosse cobrar consultoria já estaria rico. Um abraço e continue provocando a comunidade a melhorar suas ações. Um abraço!

    Antonio, Piracicaba - São Paulo

    ResponderExcluir

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.