14 de abril de 2012

A seca não dá trégua em Serra Preta

Construção do Açude Municipal na gestão de Zelito Leite
Açude completamente cheio. Foto enviada por Zelito Leite
Principal açude municipal quase seco. Foto atual de Zelito Leite
Há dias que o município de Serra Preta sofre com a estiagem. Até mesmo o principal açude municipal do Distrito de Bravo, construído há 20 anos, parece não resistir.

 Moradores dizem que a Prefeitura de Serra Preta liberou carros-pipas de Ipirá pegarem água do açude municipal. Será que estamos em condições de oferecer o precioso líquido aos nossos queridos vizinhos?

Só uma boa chuva para resolver o problema de todos e os prefeitos da região pensarem políticas públicas de convivência com a seca. Caso contrário, todos os anos serão as mesmas queixas.


Previsão do Tempo para o Nordeste
 Canal Somar


Matéria Relacionada:


5 comentários:

  1. Gostei do vídeo sobre a previsão do tempo, o Blog tá sempre inovando. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Só falta Zelito dizer que em Serra Preta só chovia quando ele era prefeito. kkkk

    ResponderExcluir
  3. Zelito Leite14 abril, 2012

    Meu caro Anônimo, sempre chove e açudes é o que temos que fazer para guardar as águas, que caem e vão para o mar.
    Quando assumi a prefeitura em 1989, imaginava que o maior problema do Município era a seca, daí comecei a construir aguadas para amenizar o sofrimento dos que vivem na zona rural, só que no último ano (1992) descobrir que o maior sofrimento da população em nossa Serra Preta era a doença, ou seja, falta de assistência médica, daí termos construido o Hospital.

    ResponderExcluir
  4. Depois que Zelito foi prefeito nunca mais tive notícia que algum prefeito construiu um açude desse porte ou maior. Por isso que nosso município não consegue conviver com seca.

    ResponderExcluir
  5. Zelito Leite15 abril, 2012

    Nasci na roça e quando menino nos periodos de seca eu e meus irmãos íamos levar os animais para beber água no rio Parstigi que passa pela Quixaba, naquele tempo era até divertido atravessar nadando os poços montado a cavalo, talvez por isso entendo e dou muito valor ao homem do campo, onde se pruduz e manda pra cidade a carne, frutas, verduras, legumes e cereais e etc.
    Não acho certo todos nós morarmos na cidade, pode faltar ou encarecer ainda mais os alimentos, mas como fazer produzir na terra se as chuvas estão escassas? Resposta, tecnologias, vamos represer os riachos, fazer os açudes e o governo patrocinar o conhecimento, fornecer os equipamentos de gotejamento atravez de mangueiras para essa finalidade, ví isso no quintal de Pega no Pau-Fava, no quintal de Noca da Lage (barragem subterranea), em Varzea da Roça, Juazeiro da Bahia. É muito mais digno e barato dá suporte ao homem do campo, do que gastar com carro-pipa onde a currupção é desenfreada e não tem como controla-la. Em Israel se produz no deserto e não é justo se morar na roça e vir comprar pimenta na cidade, com tantos engenheros Agronomos em nosso Torrão.Vamos pensar grande minha gente!

    ResponderExcluir

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.