24 de março de 2012

O que fizeram com Salvador?

Próximo a seu aniversário, 29 de abril, Salvador está cada vez pior para se viver
Foto: Blog É bom Saber
Fui morar em Salvador em 1996 em busca de estudo de qualidade. Fiz cursinho e concluir uma faculdade. Como adorava Salvador! Saía do Bravo na segunda-feira para pegar aula da UFBA, lá em São Lázaro – Federação. Dava tempo, acredite. 10h da manhã já estava assistindo as aulas do curso de História.

16 anos se passaram e tudo mudou. Vi cair o controle carlista, a cidade se expandir para Paralela, o crescimento de vagas nas universidades - principalmente privadas, aumento exagerado da passagem de ônibus, greve de estudantes, de servidores (...) protestos, enfim, vi muitas coisas mudarem. Em 2002, passei a morar na Zona Metropolitana e fins de semana eu estava em Bravo. Dei um tempo de Salvador. Apenas ia para passear, visitar famílias ou assistir aos jogos do Bahia na segunda divisão, terceira... Êta, subiu! 

Ao retornar a primeira capital do Brasil na condição novamente de estudante em 2012, percebi uma verdadeira mudança. Salvador mudou para pior.  Vejo o povo reclamando nos pontos cheios. Alias, o engarrafamento e o colapso do trânsito são os melhores exemplos para definir Salvador. Wagner e João Henrique são os mandatários do poder. Um se diz republicano e o outro o povo acha namorador. Os carlistas continuaram com todo espaço na República do ex-sindicalista. Mas o tráfego não anda; já o tráfico avança. Mais de 12 pessoas são assassinadas em Salvador por fim de semana. 

Para os crimes, as autoridades colocaram a culpa no uso desenfreado do crack. Aliás, craque é que precisamos para a copa em 2014 que acontecerá em Salvador. Estão reconstruindo a Fonte Nova para a copa e eu que pensei que foi porque torcedores desabaram da arquibancada com data de validade vencida. E o trânsito continua pior. Gastei 2h da rodoviária ao Vale do Canela. Perdi a aula e pensei que estava fazendo Direito. Direito mesmo só a arrecadação histórica do IPVA. Ruas entupidas de carros populares. Falso milagre, muitos adquiridos pela chamada classe C com prestações de 60 vezes a juros de 1% ao ano.

Poderia ficar horas aqui escrevendo sobre o caos que abate Salvador e brincando com as palavras, mas texto para blog tem que ser curto. Texto longo ninguém mais ler, já filas longas, engarrafamentos, ônibus cheios (...) ninguém mais deveria conviver. Escrevo este texto preso no trânsito de Salvador. Tempo é o que mais tenho! Aliás, faltam apenas 05 minutos para começar a primeira aula e eu aqui no trânsito preso. O que eu fiz para estar preso? Socorro! O que fizeram com o salvador? Apareça! 2012 é ano eleitoral, quem sabe surja um Messias.

Mário Ângelo S. Barreto
Historiador, Administrador do Blog e Acadêmico de Direito (UFBA)

Assista ao vídeo produzido no engarrafamento de Salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.