1 de março de 2014

TRADIÇÃO: Banda Senzala e amigos se reúnem em Salvador

"Muitos moram distantes, mas valeu a pena o esforço que cada um fez para chegar até aqui"

Senzaleiros e amigos na velha resenha anual
 Como realizado há alguns anos, senzaleiros e amigos se reuniram na sexta-feira de carnaval na casa do líder da Banda Senzala, Victor Paulo, em Salvador. Uma boa feijoada, regada a bebidas e um bom papo, estendeu-se por toda tarde. O encontro anual é formado entre ex-moradores, amigos e moradores da Residência Universitária da UFBA. Como o grupo já tem mais de 15 anos, familiares engrossam as fileiras a cada ano. É o que acontece com o ex-morador Mário Ângelo que levou pelo segundo ano consecutivo o seu filho Daniel Barreto de apenas 04 anos, Janaína Barreto - prima e esposa, Liliane Barreto, prima e cunhada, e seu sobrinho Lucas Silva.

Este ano, os senzaleiros homenagearam o líder sul-africano Nelson Mandela, através da típica camiseta confeccionada exclusivamente para o encontro. Victor Paulo, Flávia dos Santos, e Antonio Claudio, organizadores do evento, ficaram felizes com resultado da festa e avaliaram que é preciso manter sempre o contato com a rede de amigos que se iniciara em 1998 na Residência Universitária da UFBA. “Sabemos que todos têm suas tarefas, atividade e interesses profissionais diferenciados. Muitos moram distantes, mas valeu a pena o esforço que cada um fez para chegar até aqui. Isso não tem preço!”, disse o prof. Universitário Victor Paulo. Antonio Claudio, o mais ‘resenheiro’ do grupo, atualmente servidor da UFBA, mestrando e prof. Universitário estava mais família e bem acompanhado de sua esposa Suelen Falcão. Afirmou “que toda logística do evento só tem razão de existir por causa da amizade verdadeira entre os participantes”.
Esposas, ex-moradoras e amigas abrilhantaram o encontro
 Edson Santana, senzaleiro e atualmente servidor público da UFRB, viajou de Cruz das Almas apenas para prestigiar o evento. Na verdade, a presença do ex-residente é sempre marcante. Já Hudson Sampaio, funcionário da Receita Federal e também ex-residente, se deslocou de Euclides da Cunha, juntamente com sua esposa, para fortalecer a velha resenha. Desta vez, ele revelou que cadastrava, quando morou em Porto Seguro, alguns amigos em site de relacionamento não desejado, enganando até mesmo o prestigiado grupo de investigação da Residência da UFBA. O forrozeiro e senzaleiro Ricardo Silva bateu cartão no banco do Brasil, mas não deixou de buscar a velha camiseta do evento – semelhante fez também Bruno Melo. A secretária Vanessa Melo chegou atrasada, mas fez o maior esforço entre Dias D´Ávila e Salvador. Vinícius das Neves este ano foi o chefe de cozinha. Agora casado com a ex-residente Viviane, aprendeu a confeccionar a deliciosa feijoada, que deixou Etenevaldo Pimentel, Senzaleiro e Contador, babando. Enfim, não dá pra citar a missão de todos que participaram, mas cada um sabe da importância que tem para manter a tradição do evento e o fortalecimento da irmandade.

Se depender dos senzaleiros, a tradição acompanhará todos as sextas de carnaval
Mas, a festa não acaba por aí. No sábado, os senzaleiros, amigos, formados e acadêmicos se reúnem na Residência Universitária da UFBA, sob a liderança do residente Maycon Sagara, no Largo da Vitória, a partir das 13h, para a Lavagem da Residência. Na segunda-feira de carnaval, muitos prestigiam a Mudança do Garcia. O diretor do Sindicato da CGU, senzaleiro e casado com a ex-residente Daniela Benevides, Filipe Leão, disse que este ano a entidade marcará presença na Mudança com camisetas caracterizadas e convida a todos para lutar contra a corrupção e a favor da distribuição de renda.

Fotos: Assessoria de imprensa do evento

Um comentário:

  1. zelito leite02 março, 2014

    Confraternização esta, que se pode denominar de uma boa ideia, pois conciliam o evento com proposito de lazer e terapia, e aproveitam a oportunidade para debaterem projetos de cidadania.

    ResponderExcluir

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.