20 de janeiro de 2015

MADRE DE DEUS: Alunos do Deijair são aprovados no IFBA

Foto: ASCOM
Nesta segunda-feira (22) foi divulgada a lista de aprovados no último exame seletivo do Instituto Federal da Bahia (IFBA). Seis alunos da Escola Municipal Deijair Maria Pinheiro, Madre de Deus, estão entre os aprovados. Os alunos Alexandro, Bruno Icaro, Djhonatan, Herbert, Luís Felipe e Túlio Icaro conquistaram vagas nos cursos Técnicos em Edificações, em Eletrotécnica, Mecânica e Técnico em Petróleo e Gás numa das unidades do Instituto Federal.

A equipe de professores da Escola parabenizou os aprovados pela rede social e pretendem homenageá-lo formalmente. Todos sabem da dificuldade que é alunos do ensino fundamental conquistarem uma vaga no disputado vestibular do IFBA, já que os alunados de toda a Bahia desejam se matricular na histórica instituição.

Não foi fácil

Para ingressar no IFBA os alunos precisam concluir a 8ª série e passar por exame seletivo, realizado pelo próprio IFBA. É um verdadeiro vestibular. Embora sejam cursos técnicos de ensino médio, a formação educacional do IFBA, além de uma especialização técnica, garante qualidade de ensino gratuito. Os alunos que estudam no IFBA têm pouca dificuldade de cursar o ensino superior posteriormente numa Universidade Pública.

Em Salvador há cursinho anual direcionado ao IFBA. É neste cenário que os alunos da Escola Municipal Deijair Maria Pinheiro participaram. Tudo começou com incentivo dos professores e da Direção da Escola. A ideia inicial era formar um curso preparatório paralelo às aulas formais, mas a falta de logística não foi possível. A saída foi os professores trabalharem questões e conteúdos relacionados.

Para incentivar as inscrições, os professores comentaram a história do IFBA e sua importância na profissionalização de jovens. Além da informação teórica, alunos visitaram o IFBA-Salvador, coordenado por professores e com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, que patrocinou o transporte.

O resultado não poderia ser outro: 06 alunos aprovados. Nunca uma só escola de Madre de Deus aprovou tantos alunos no IFBA. Para os professores esta conquista veio numa boa hora. A Escola Deijair Maria Pinheiro foi formada inicialmente por alunos da rede municipal “que não gostam de estudar”. Alunos desacreditados e indisciplinados. O preconceito atingiu a instituição, a ponto de ser comparada com a boate Kiss (boa que sofreu incêndio no Rio Grande do Sul). Professores assumiram a missão de alavancar a autoestima e buscar a qualidade em tempo mínimo, por isso tamanha comemoração.


Para este ano, a equipe escolar deseja avançar ainda mais. Com o apoio da Prefeitura, pretende trabalhar diversas oficinas de conhecimento, intensificar os conteúdos programáticos e desenvolver uma visão totalizante em seus alunos. A Prefeitura garantiu ampliar as instalações e climatiza as salas, que são verdadeiros fornos. 2015 promete!

Veja os documentos para matrícula


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.