22 de junho de 2016

Memorial da Resistência: aprendendo a Ditadura por dentro

Lendo os fichários dos presos políticos do perído da Ditadura Militar no Brasil

Em São Paulo, visite com minha família ‘O Memorial da Resistência’ contra a Ditadura Militar de 1964 em 2015. Ainda não havia publicado as imagens em arquivo. Como é um tema sempre atual no Brasil, aproveito para socializar com os internautas.

O memoria funciona em uma das dependências do antigo Dops (Departamento de Ordem Política e Social) no centro de São Paulo. Ainda se preserva parte do ambiente hostil que diversos militantes de Esquerda sofreram com suas prisões ilegais.

Visitantes têm a oportunidade de ‘voltar’ no tempo e refletir perante este triste capítulo da História do Brasil. É possível assistir a documentários, ler livros sobre o período, matérias de jornais, identificar fotos de vítimas e até mesmo fichários dos presos.

O ambiente é de fato aterrorizador, mesmo para o mais experiente guerrilheiro. Depois de décadas, as feridas ainda não cicatrizaram, mas das escuras selas e dos frios corredores nascem à esperança da luta diária por liberdade e justiça social. Ditadura nunca mais!



Matéria Relacionada:
São Paulo é aqui, São Paulo não é aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.