12 de fevereiro de 2015

Banda Senzala se reúne domingo de Carnaval


Com já é tradicional, a Banda Senzala se reúne desde 1998 no carnaval de Salvador, principalmente durante a Mudança do Garcia. Formada na Residência Universitária da UFBA, por estudantes universitários, a banda, que leva o nome do quarto Senzala, executa apenas canções próprias. Além dos componentes da Banda Senzala, fãs, amigos, moradores e ex-moradores da Residência da UFBA se encontrarão dia 15, domingo de carnaval, a partir das 10h na casa do contador, professor Universitário e líder da Banda Victor Paulo.

A velha resenha é a marca do encontro, mas se não tiver cerveja corre-se o risco de perder participantes. Para aumentar os quilinhos de alguns, Victor Paulo garante que a velha feijoada está garantida. A tradicional camiseta, com o slogan da Banda, já foi devidamente estampada e este ano será verde (foto acima), o pagamento facultativo e voluntário. O setor financeiro diz que a relação entre os participantes chegou num alto grau de maturidade, que a cobrança direta se tornou desnecessário.

HISTÓRIA

Oficiosamente, os quartos das residências da UFBA sempre são apelidados por nomes. Zoológico, Chiqueirão... são quartos nomeados a partir de características específicas do ambiente. O quarto Senzala era um dos maiores e abrigava seis moradores. O quarto possui uma janela voltada para o Largo da Vitória e é uma espécie de QG da Residência II.

A posição estratégica da Senzala dava aos moradores condição de camarote especial nas missas e cerimônias da Igreja da Vitória. Várias personalidades baianas, que frequentavam a Igreja da Vitória, saudavam os senzaleiros, conversavam ou simplesmente olhavam desconfiados. Diversos episódios podem ser citados, a exemplo da missa de posse de ACM, quando assumiu temporariamente a Presidência do Brasil no período FHC.

Dia tenso, já que os estudantes precisavam ser identificados para sair da Residência. ACM presidia o Senado e tornou-se Presidente por causa de viagem ao exterior dos titulares do cargo. “Mais de 100 seguranças presidenciais espalhados pelo Largo da Vitória e foi possível furar o protocolo. Não conheço nenhum estudante que mostrou a carteira de identidade”, lembra o historiador Mário Ângelo.
É neste ambiente efervescente que surgiu a Banda Senzala. O auge da Banda foi tocar para 192 países no Fórum Social Mundial de 2001, atesta o líder da banda Victor Paulo e organizador do encontro durante o carnaval. Este ano, o Encontro passará de sexta-feira para domingo (15) de carnaval, já que muitos residentes moram em outros Estados.

Matérias Relacionadas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do blog deixando sua mensagem, nome e localidade de onde escreve. Agradecemos.